Charlis assume Saúde e diz como será sua atuação | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Charlis assume Saúde e diz como será sua atuação

Charlis assume Saúde e diz como será sua atuação

O vereador Charlis Santos, que é também o presidente do MDB, vai assumir a Secretaria Municipal da Saúde, em substituição a Joy Silva. A transmissão de cargo vai acontecer na segunda-feira (27), às 16 horas, no gabinete do prefeito municipal.

MOTIVO
Procurado para explicar os motivos de sua saída, Joy fala que o cansaço foi a justificativa para a tomada de decisão, uma vez que essa função exige uma dedicação de 24 horas. Ele, que é servidor de carreira, continuará exercendo suas funções junto ao setor de planejamento da Secretaria. Concursado há 25 anos no Executivo Municipal, disse ter sido honrado por conduzir aquela Pasta, agradecendo ao prefeito Daiçon Maciel da Silva pela confiança, e que vai continuar colaborando com a nova gestão.
Ele destacou conquistas importantes neste período, tais como a evolução do atendimento no hospital, com a inauguração do tomógrafo e da torre de videolaparoscopia, a implantação de plano estratégico para a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande, o preenchimento de todas as oito vagas do programa Mais Médicos, entre outras.

O QUE CHARLIS FARÁ NA SAÚDE
Charlis Santos, deverá permanecer nesse cargo até 2020, e fala nesta entrevista exclusiva, como será sua atuação nessa Pasta:

FOLHA PATRULHENSE: Como aconteceu a mudança? O convite veio do prefeito?
CHARLIS SANTOS: Com a solicitação do secretário Joy Silva em se exonerar, justificando falta de tempo e desejo de dar atenção à família. Com isso, fui convidado pelo prefeito Daiçon Maciel para assumir à Secretaria Municipal de Saúde e isso muito me honra.

FOLHA: Certamente já existem prioridades nessa, que é uma das Pastas mais importantes do Poder Executivo. Quais as tuas principais metas?
CHARLIS: Ampliação da humanização do atendimento, foco na busca de recursos para infra- estrutura física, foco no fortalecimento à saúde preventiva, saúde mental, promoção da valorização dos quadros de servidores da saúde, redução de demanda reprimida junto à central de marcações, fortalecimento da campanha de redução do absenteísmo.

FOLHA: Como está hoje a Saúde municipal?
CHARLIS: Temos grandes dificuldades financeiras, recursos escassos. Mesmo com isso temos bons resultados em muitas áreas e gargalos pontuais em outras. A meta é avançar na humanização, na política de atenção à saúde preventiva, na melhora estrutural das unidades de saúde, na saúde mental, e principalmente na atenção a promoção de valorização do servidor da rede de saúde.

FOLHA: Na edição da semana passada, a Folha publicou matéria feita com a Promotora Graziela Veleda sobre o problema da falta de Psiquiatras e da determinação de concessão de 120 consultas mensais até que seja chamado concurso nesse sentido. Como vai ser resolvida essa situação?
CHARLIS: Foi feito concurso em 2018 para psiquiatra e deu deserta o interesse na vaga por psiquiatras. Em fevereiro, foi feito chamamento público e não apareceu nenhum interessado. Terça-feira (21), encerrou novamente o prazo de um novo processo seletivo aprovado em 10 deste mês, pela Câmara, que novamente deu deserto, não aparecendo nenhum interessado. A partir de ontem, quarta-feira, a Secretaria está abrindo novo chamamento público para contratação de profissional psiquiatra para atender essa demanda.

FOLHA: Joy deverá ser remanejado?
CHARLIS: Voltará para sua função original, na coordenação de planejamento e prestação de contas.

FOLHA: A atual sistemática de atendimento ao público vai continuar dessa forma ou haverá mudanças?
CHARLIS: Ampliaremos o foco na humanização no atendimento ao público.

FOLHA: O que mais gostaria de acrescentar?
CHARLIS: Entendemos como uma missão assumir o comando do sistema de Saúde do município, e daremos o melhor em trabalho para aperfeiçoar a nossa Saúde e atender com qualidade nossa comunidade. Da mesma forma, agradeço ao secretário Joy pelo brilhante e dedicado trabalho realizado a frente da Secretaria Municipal de Saúde, afirmando que daremos segmento a todas as boas ações e resultados promovidos pela equipe e pelo secretário Joy no período.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *