Programa socioeducacional transforma a vida de centenas de crianças | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Programa socioeducacional transforma a vida de centenas de crianças

Programa socioeducacional transforma a vida de centenas de crianças

Não é de hoje que os patrulhenses acompanham as apresentações de alunos do Programa AABB Comunidade. Eles cantam, tocam e dançam em feiras, festas, eventos cívicos e tantos outros em nossa cidade. Além disso, também se destacam fora do Município, conquistando prêmios, como no Sul Americano de Dança. O projeto da Associação Atlética Banco do Brasil é realizado em todo o País com o apoio das prefeituras. No dia 15 deste mês, o chefe de gabinete do prefeito Daiçon Maciel da Silva, advogado Gabriel Diedrich, e a secretária municipal de Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, estiveram conferindo as atividades do programa, dentro da série de visitas de fiscalização e acompanhamento do projeto Gabinete em Ação, que visa conhecer de perto as realizações do governo.
Em Santo Antônio da Patrulha, o programa existe desde 1997, vinculado à Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e é considerado um sucesso por todos que conhecem essa trajetória que já soma 22 anos. Conforme a coordenadora do projeto no Município, a professora Sônia Migliavaca, “o AABB Comunidade tem um potencial transformador. Posso citar como exemplo o aluno Deivid Alves da Silva, mais conhecido como Bicudo, que foi aluno das oficinas de Jiu-jitsu no passado, se tornou um atleta premiado e hoje é professor no projeto”, conta.
Além das oficinas de Jiu-Jitsu, as 100 crianças e adolescentes que frequentam o programa contam com aulas de dança (contemporânea, sapateado), canto coral, banda marcial, esportes e recreação. As oficinas são realizadas no turno inverso ao da escola, na localidade de Esquina dos Morros, antiga FEASA (Fundação Educacional Agrícola de Santo Antônio da Patrulha). A Prefeitura disponibiliza o transporte, a alimentação e a contratação dos profissionais necessários para a execução do projeto. A AABB, por sua vez, oferece os uniformes, materiais didáticos e esportivos.
O programa AABB Comunidade foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão socioprodutiva e ampliem a consciência cidadã.
Feliz pelo retorno ao local do projeto, onde esteve durante um bom período de sua infância, quando seu pai, professor Jacinto, presidiu a extinta escola agrícola, o chefe de gabinete Gabriel Diedrich se mostra gratificado pela oportunidade de prestigiar novamente as atividades do programa AABB Comunidade, que na sua visão desenvolve um importante papel formador socioeducacional. “O programa exerce um papel relevante ao preparar crianças e adolescentes para o futuro, propiciando que no turno inverso ao escolar possam se divertir e se capacitar em oficinas que têm se reveladas celeiro de talentos. É lindo de ver o entusiasmo e disposição dos alunos participantes. A administração municipal, instituição bancária parceira e todos os profissionais do programa estão de parabéns pelo belíssimo trabalho”, destacou Gabriel.
Atualmente, sob coordenação da professora Sônia Barcelos, o programa conta com os seguintes profissionais: Carol, Daiana, Maria Eugenia, Robson, Deivid, Tales, Miguel, Sílvia e Sandra.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *