Em Santo Antônio: Manifestação em defesa das Universidades vai acontecer no dia quinze | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Em Santo Antônio: Manifestação em defesa das Universidades vai acontecer no dia quinze

Em Santo Antônio:  Manifestação em defesa das Universidades vai acontecer no dia quinze

Uma mobilização de estudantes vai acontecer nesse dia 15, quarta-feira que vem, às 13 horas, na Cidade Baixa, para mobilizar a comunidade em fase da decisão do Governo Federal de redução em 30% nos investimentos nas universidades federais brasileiras. Vários projetos em andamento correm o risco de serem paralisados em face da decisão governamental. A manifestação terá início na frente da FURG de Santo Antônio, com ponto alto na zona bancária, frente a agência do Banrisul. “É um movimento apartidário”, frisa Yago. Os estudantes Yago Struzani Stein (aluno de Engenharia Agrícola), Luisa Reinheimer Kreche e Júlia Daiza Kayser, ambas estudantes de Ciências Exatas, estiveram na redação da Folha Patrulhense, buscando conscientizar a comunidade para que apoiem o movimento.

A PALAVRA DA REITORA
A Reitora da FURG está preocupada com essa decisão governamental. Afirma a dra. Cleusa Sobral Dias, que haverá 36% de corte no custeio e 30% nos investimentos.
Com relação ao custeio a redução vai atingir serviços como limpeza, vigilância, estaduais, combustível, motoristas, energia elétrica, telefonia e manutenção predial. Já nos investimentos, a redução será de 30%, atingindo as obras, porque de acordo com a Reitora não é possível manter atividades sem as mínimas condições. “Estamos diminuindo despesas em todos os Campi da Universidade e também será feita campanha muito forte de redução de energia.
Em relação às bolsas de apoio ao ensino, pesquisa e extensão tenta-se preservar ao máximo a assistência estudantil. “Mas acreditamos que o governo vá rever a sua posição após a reunião dia 15, em Brasília, entre retores e o o Ministro da Educação. E que a comunidade nos ajude a preservar a nossa Universidade”, salienta a Reitora.
De outra parte a reitora disse respeitar a manifestação a ser realizada pelos estudantes na tarde do dia 15, na defesa da universidade: “Eles defendem um espaço que é deles, sendo atividades respeitosas na defesa da Universidade”, conclui a Reitora da FURG.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *