4º Raizinha encerra com lançamento de livros e homenagens: Samuca do Acordeon finalizou o evento | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

4º Raizinha encerra com lançamento de livros e homenagens: Samuca do Acordeon finalizou o evento

4º Raizinha encerra com lançamento de livros e homenagens: Samuca do Acordeon finalizou o evento

Com o Centro de Convenções Qorpo Santo repleto, o encerramento do IV Raizinha na noite de sexta-feira (25), teve momentos importantes, dentre os quais, uma apresentação do Polo Universitário Santo Antônio e da FURG Campus Santo Antônio, representados pela coordenadora do Polo, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente.
O encontro de resgate histórico de um dos quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul iniciou no dia 20 de outubro, e reuniu representantes de mais de 30 cidades originárias de Santo Antônio da Patrulha e também de fora do estado: Sorocaba/SP, Curitiba/PR, Itajaí e Imbituba/SC. Durante os seis dias de evento, pesquisadores, historiadores, professores, estudantes e amantes da história passaram pelo Qorpo Santo, acompanhando as comunicações, palestras e atrações culturais.
Logo após, aconteceu o lançamento do livro: Minha Vida dá um Livro 3, das autoras Ana Maria Massulo, Cíglia Maria Bemfica de Limas, Iara Saltiél, Maria Alexandrina da Costa Santos, Maria Arlete Machado de Souza, Mercedes Francisca de Souza Oliveira, Terezinha Fogaça de Medeiros e Zelina Pires Oliveira. O livro conta histórias das autoras que participam do curso de informática oferecido pelo Polo Universitário Santo Antônio. “Nunca tinha colocado a mão num teclado de computador, mas aos poucos fui me familiarizando com a máquina e já me sinto bastante entrosada nesse mundo da tal internet. Com isso, eu me comunico com minhas netas, mando meus e-mails e esse curso me proporciona isto. Meu grande desafio foi escrever esse livro”, relatou muito emocionada uma das autoras.
A historiadora e idealizadora do evento, Véra Lucia Maciel Barroso, agradeceu a todos que ajudaram a concretizar mais uma edição do Raízes e Raizinha. O prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu pelo trabalho da historiadora, iniciado há 30 anos.
A noite encerrou com a apresentação de Samuca do Acordeon, que trouxe ao público um lindo momento, através da música tradicionalista.
A organização foi da Prefeitura, através das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes. A comissão organizadora do evento contou com representantes do Instituto Histórico e Geográfico e do Grêmio Literário Patrulhense.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *