Santa Casa: Primeiros resultados da gestão do Hospital Santo Antônio | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Santa Casa: Primeiros resultados da gestão do Hospital Santo Antônio

Santa Casa:  Primeiros resultados da gestão do Hospital Santo Antônio

De 2 a 31 de maio, a Santa Casa/Hospital Santo Antônio realizou 4.442 atendimentos dos quais, 2.997 adultos e 1.445 crianças. Atualmente 140 profissionais trabalham no hospital e o processo de recrutamento está momentaneamente suspenso. Com a conclusão do bloco cirúrgico, o que permitirá a realização de cirurgias, uma nova etapa para contratação de funcionários será aberta.
Os dados relativos ao primeiro mês da Santa Casa à frente do Hospital Santo Antônio foram revelados por uma equipe da Santa Casa de Misericórdia que esteve reunida com o prefeito Daiçon Maciel da Silva na manhã dessa segunda-feira (05). O diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Oswaldo Luis Balparda participou do encontro, além da diretora de projetos da secretaria de Estado da Saúde, primeira-dama, Aglaé Regina da Silva, o gerente hospitalar, Maurício Fogaça e a diretora técnica do hospital Santo Antônio, Dra. Márcia Müller, além de secretários municipais e a procuradora geral do Município, Digiane Stecanela.

Saldo positivo

De acordo com Maurício, o saldo de atendimentos é muito positivo. Relatou a grande procura, acima da expectativa, pelos serviços de saúde do hospital de Santo Antônio. Um dos fatos destacados por ele foi o nascimento de cinco bebês no hospital. No entanto, alertou que a casa de saúde não tem o atendimento de obstetrícia e que esses casos devem ser assistidos nos hospitais que são referência na região para esta área, Osório (parto normal) e Tramandaí (parto de risco). Santo Antônio continua sendo referência na oftalmologia e psiquiatria.

Serviços prestados

O administrador lembrou que é importante que a população saiba quais são os serviços prestados pelo hospital hoje: Pronto Atendimento/Urgência e Emergência, com funcionamento nas 24 horas do dia, nas especialidades de Clínica Médica (adultos) e Pediatria. Os atendimentos médicos são feitos em função da gravidade dos pacientes, ou seja, após uma classificação de risco realizada conforme critérios internacionalmente definidos, em função do risco de morte. “Por isso, pode haver espera, algumas horas inclusive, mas a prioridade de atendimento é para casos graves”, explicou.

Atendimento psiquiátrico

A secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski disse que o atendimento pediátrico será reforçado no posto de saúde central e também com a chegada dos residentes da Universidade Federal de Ciências Públicas de Saúde de Porto Alegre, a partir de julho, que irão fazer a integração com a rede básica de saúde. Informou ainda que a prefeitura está com processo seletivo aberto para a contratação de mais um psiquiatra.

Bloco cirúrgico

Sobre a construção do bloco cirúrgico, o prefeito disse que as obras civis estão sendo concluídas e que estão sendo executadas as instalações elétrica, dos exaustores e de gases. Disse que obras complementares da área de depósito e resíduos também estão sendo realizadas.
Maurício finalizou dizendo que está feliz, que acredita que estão desempenhando um bom trabalho, pois tem com uma equipe excelente, muito dedicada, além de contar sempre com o suporte do Grupo em Porto Alegre.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *