Religiosos carmelitas estiveram em Santo Antônio | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Religiosos carmelitas estiveram em Santo Antônio

Religiosos carmelitas estiveram em Santo Antônio

Esteve na semana que passou em Santo Antônio da Patrulha, um grupo de religiosos Carmelitas, liderados por Frei Rafael. Eles fizeram contatos na comunidade para um bingo realizado no sábado (05), com a finalidade de angariar fundos para as Casas daquela Instituição religiosa.
Frei Rafael explica que o grupo integra a Família Religiosa Irmãos, Irmãs e Fraternidade Secular Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, pertencente à diocese de Santo Amaro em São Paulo -SP.
O Ramo Masculino integrado pelos freis – acrescenta – foi fundado no dia 01 de Novembro de 2003, por Madre Maria José do Espírito Santo. “Somos uma fundação brasileira, agregada à Ordem do Carmelo, com a forma de vida contemplativa e de ação apostólica, “contemplativa na oração e apostólica na ação”. Nascemos da urgência e necessidade de evangelizar as pessoas que vivem longe do Senhor e do exercício da sua fé batismal”, prossegue o religioso.
O grupo é composto por 47 membros estando atualmente inserido na Diocese de Santo Amaro (São Paulo – SP), onde há quatro casas de formação inicial, na Diocese de Dourados (Vicentina – MS) com uma casa de missão, e fora do Brasil, possui duas casas de missão e estudo na Itália (Nocera Umbra – Diocese de Assis) e na França (Monteux – Diocese de Avignon).
No período em que aqui estiveram, foram acolhidos pelo Padre Adalberto Lumertz, pároco da Matriz Santo Antônio, ficando hospedados na família da dona Rita e do “seu” Zé, pais do Irmão Anderson Luís da Silva Gomes (patrulhense, que atualmente faz sua formação na casa de aspirantado em SP).
QUEM VEIO
Os religiosos que aqui estiveram foram Frei Rafael Magela Moura (natural de São Paulo -SP), Irmão Jailton Geovane de Jesus Félix (natural da Bahia) e Irmão Tales Soares Silva (Miguelópolis -SP). Durante este tempo, efetuaram visitas no Bairro Madre Tereza fazendo um trabalho de Evangelização e divulgação da Capela Nossa Senhora Aparecida. “E como vivemos pela Providência, no sábado, realizamos um Bingo beneficente para arrecadar fundos para a reforma de nossa Casa de Formação do Aspirantado e a construção de nossa Casa de Formação do Noviciado”, adiantou Frei Rafael.
ESPIRITUALIDADE
Adianta Frei Rafael que a espiritualidade dos integrantes daquela Ordem consiste nas seguintes vertentes: Carmelitana e Carismática, aberta aos dons do Espírito Santo, evangelizar à imitação de Jesus de Nazaré, descrita em Lc 4, 18ss: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a evangelizar os pobres…”.
COMO É A VIDA NO CARMELO
Os trabalhos dos Carmelitas consistem em: vida de oração e intercessão constante pela Igreja e seus fiéis, condução e animação de retiros, ministério de música, artes, dança e teatro, meios de comunicação, pregação, direcionamento espiritual, administração paroquial (nos lugares em que residimos) e a missão popular.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *