Gasolina formulada: Você conhece esse produto? | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gasolina formulada: Você conhece esse produto?

Gasolina formulada:  Você conhece esse produto?

Os postos de abastecimento de todo o Brasil têm permissão da ANP para vender um novo tipo de combustível: a gasolina formulada.
Trata-se de um subproduto do petróleo, muito mais barato e, por ser mais leve, rende 15% menos do que a gasolina comum. No entanto, os postos são obrigados a informar ao consumidor sobre o tipo de gasolina que estão colocando no tanque, além do que, ela deveria ser vendida mais barata. Caso não informem, poderão incorrer em multa que varia de R$ 400,00 até seis milhões de reais. Alguns mecânicos afirmam que esse produto pode causar problemas ao motor que começa a falhar.
Conforme o Procon, o motorista tem o direito de ser informado a respeito dessa novidade para não pagar mais por um produto que custa menos.
Um empresário ouvido pela reportagem explica que o composto é feito pela combinação de cerca de 200 solventes e “se aproxima” da composição molecular da gasolina comum, derivada do petróleo. Além de render 15% menos, a “formulada” pode causar danos aos veículos. Essa gasolina entope bicos injetores e o uso prolongado pode levar a problemas mais graves, e mais caros. Há diferença sobre o prejuízo que a formulada pode causar aos veículos. Para os mecânicos, dependendo dos solventes que compõem a gasolina, as peças que entram em contato com ela e que são de plástico ou borracha podem rapidamente se deteriorar. Outro ponto de atenção é quanto aos resíduos que acabam ficando nas velas e nos bicos injetores do carro. Ele pode causar mau funcionamento das peças, o que ajuda a consumir ainda mais combustível quando a gasolina formulada é utilizada.
Em Santo Antônio não há informações concretas de que algum posto esteja comercializando esse tipo de produto. O consumidor poderá avaliar isso, caso seu carro comece a apresentar problemas como os descritos anteriormente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *