Começa a Quaresma | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Começa a Quaresma

Começa a Quaresma

Com a cerimônia ontem, quarta-feira, da Imposição das Cinzas, em que o homem é lembrado de sua condição de ser humano de que é pó e que ao pó retornará, iniciou oficialmente a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede à Páscoa. Nesse espaço de tempo, na Liturgia da Igreja, os sacerdotes utilizam paramentos roxos, que é um sinal de penitência. Esse tempo é celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.
A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
Esta preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.
A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo referentes ao pouso do inverno e do posterior renascimento primaveril da terra, no hemisfério norte.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano que começa sempre na Quarta-Feira de Cinzas é “Fraternidade e políticas públicas”, tendo sido escolhido entre sugestões apresentadas ao Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”, explica padre Erivaldo Dantas, vencedor do concurso do cartaz da campanha deste ano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *