Dia Internacional da Mulher é celebrado com diversas atividades para o público feminino | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Dia Internacional da Mulher é celebrado com diversas atividades para o público feminino

Dia Internacional da Mulher é celebrado com diversas atividades para o público feminino

O 8 de Março é conhecido mundialmente como o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, a Prefeitura de Gravataí, através do Gabinete da Primeira-Dama (GPD), em parceria com diversas secretarias e entidades do município, programou uma série de ações voltadas ao público feminino. A esposa do prefeito, Patrícia Bazotti Alba, fez questão de acompanhar as atividades, que incluíram música, dança e até um desfile, na Praça da Bíblia, no Centro.
Durante a abertura oficial do evento, Patrícia falou sobre o papel das mulheres na sociedade e a capacidade que elas possuem de administrar com maestria seus lares, famílias e trabalho, simultaneamente. A primeira-dama também chamou a atenção para situações de violência – física e psicológica -, opressão, preconceito, abuso e agressão contra as mulheres.
“É inadmissível que em pleno século XXI tenhamos casos de situações violentas, de abuso e preconceituosas contra as mulheres. Somos todos seres humanos e por isso lutamos pela igualdade de direitos. Quero nesta data dar os parabéns a todas nós que batalhamos por uma sociedade cada vez mais justa, humana e igualitária”, disse Patrícia.
O vereador Alan Vieira, membro da Comissão Permanente em Defesa da Mulher, parabenizou todas as mulheres. “Dia da Mulher são todos os dias”, elogiou o parlamentar.
A assessora de Políticas Públicas para a Mulher e coordenadora da Casa Lilás de Gravataí, Analu Sônego, elucidou as qualidades que a mulher possui em ser mãe, esposa e trabalhadora, desejando uma ótima tarde de atividades a todos.

Saúde, beleza, atividade física e diversão

Em meio às centenas de pessoas que passaram pela Praça da Bíblia estava Manuela dos Santos, gravataiense de 75 anos. Uma mulher experiente e com muita história para contar. “Eu sempre tive forças para trabalhar e cuidar da minha família. Hoje envelheço com saúde e espero que outras pessoas possam seguir o meu exemplo”, declarou a aposentada, com um sorriso no rosto.
Ela aproveitou o seu dia participando das atividades propostas pela Prefeitura e parceiros. A primeira delas foi uma animada aula de zumba. Muito canto e encanto também fizeram parte da programação com as apresentações do grupo Cantar e Viver, da Casa do Idoso; do grupo de Dança da Asapeg, projeto Cantá-las-Letradas e banda Amigos do Cras Centro.
Equipes da Secretaria da Saúde levaram informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, saúde bucal, alimentação saudável, além de realizarem testes rápidos de Hepatite B e C e Sífilis, distribuírem preservativos masculinos e femininos e ofertarem testes de visão.
Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento presenteou o público feminino com mudas de cerejeiras, coqueiros e pitangueiras, cultivadas no Horto Municipal. Muita beleza foi realçada com a parceria dos Institutos Mix, Embeleze, Senac e O Boticário, que disponibilizaram maquiagens gratuitas para as mulheres.
Para as crianças se divertirem enquanto as mães participavam das atividades, brinquedos infláveis do SESC fizeram a alegria da garotada. O ponto alto da tarde foi o grande desfile com mulheres de diferentes profissões que cruzaram a passarela, mostrando toda a garra e dedicação que fizeram com que se tornassem destaques em suas carreiras, incluindo aquelas tradicionalmente desempenhadas em sua maioria pelo público masculino. Tudo monitorado pelos oficiais da Guarda Municipal.
A mostra do artesanato da Feira da Economia Solidária ocorreu simultaneamente na Praça do Quiosque, com uma variedade de produtos confeccionados especialmente para elas, em diferentes técnicas pelas mãos de talentosas artesãs da cidade. À noite, muita leitura na edição especial do Leia Mulheres, com autoras gravataienses mostrando que Gravataí também é um celeiro de ótimas escritoras.

Atividades continuam

Com uma programação diversificada de atividades na cidade, também será promovida no dia 15 uma capacitação interna para os funcionários da Secretaria da Saúde (SMS), que fazem o atendimento às mulheres na rede básica e de urgência e emergência. No dia 17, uma palestra conduzida pela primeira-dama deve reunir o público feminino na Cohab A e no sábado, 24, haverá mais uma edição do Sábado Lúdico, na Morada do Vale I, com ações de saúde voltadas à mulher negra. Também durante o mês, a rede de postos de saúde realiza atividades para o público feminino nas unidades.

Texto: PMG/Ascom 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *