Transporte coletivo | Idosos poderão acessar parte traseira dos ônibus em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Transporte coletivo | Idosos poderão acessar parte traseira dos ônibus em Gravataí

Transporte coletivo | Idosos poderão acessar parte traseira dos ônibus em Gravataí

Uso do cartão será facultativo. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Decreto assinado nesta terça-feira disponibiliza o Cartão Teu Melhor Idade, destinado às pessoas maiores de 65 anos.

Nesta terça-feira, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, assinou o decreto 17.359, que disponibiliza aos idosos maiores de 65 anos o direito de adquirir o Cartão Teu Melhor Idade. Com o cartão, as pessoas nesta faixa de idade poderão ultrapassar a roleta e utilizar os assentos da parte traseira dos ônibus municipais. De acordo com o decreto, a medida se justifica porque “os assentos reservados preferencialmente para os idosos, em determinados dias e horários, são insuficientes”. A assinatura ocorreu no saguão da prefeitura, no Centro da cidade.

Segundo o diretor geral da empresa Sogil, Fabiano Rocha Izabel, o cadastramento deverá ser feito no posto de atendimento da empresa, localizado na Avenida José Loureiro da Silva, na região central do município. “O cartão é de cunho facultativo. O idoso interessado em fazê-lo deverá procurar nosso posto e fazer a comprovação de que é maior de 65 anos. A partir disso, vamos preparar a confecção do cartão”, explicou Rocha. O cadastramento no posto da empresa já está disponível. Os idosos interessados em solicitar o benefício deverão apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência, conforme estipulado no decreto. A primeira via do cartão será gratuita.

Já os idosos maiores de 65 anos que não aderirem ao cartão continuarão tendo “garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos”, conforme o artigo 230 da Constituição Federal. “A diferença é que somente os idosos que possuírem o Cartão Teu Melhor Idade poderão acessar a parte traseira dos ônibus”, comentou o diretor geral da Sogil. Para utilizar o novo cartão, os idosos deverão apresentar um documento pessoal com foto ao responsável pelo embarque no veículo. Conforme a assessoria de imprensa da Sogil, ainda não está definido se a medida também valerá para o transporte intermunicipal de passageiros.

Para o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg), Antônio Carlos Bueno, o decreto assinado nesta terça representa uma luta de cerca de três anos. “Ele vem para confirmar aquilo que a gente já está pedindo há algum tempo, quando enviamos documento solicitando que o aposentado tivesse acesso às roletas. A atual situação é um desrespeito com o idoso, que sofre preconceito dentro dos coletivos”, disse.

Segundo ele, a situação dessas pessoas no transporte coletivo ficará mais fácil a partir de agora. “Às vezes, tinha bancos sobrando nos ônibus e a gente tinha que ficar aglomerado lá na frente, gerando um constrangimento tanto para os próprios idosos quanto para as pessoas que ingressavam no coletivo. A partir de agora, vamos poder sentar no lugar que a gente quiser”, finalizou.

Já o prefeito de Gravataí disse que o documento assinado mostra “carinho e respeito” aos mais velhos. “Estamos, mais uma vez, andando em direção às pessoas que precisam do setor público. Essa medida representa mais um avanço, e vamos seguir melhorando as condições da população sempre que possível”, comentou Marco Alba. Durante seu discurso, Alba informou que, no próximo mês, o município deverá contar com mais 20 veículos de transporte coletivo – 11 intermunicipais e nove da linha municipal.

Assinatura do decreto ocorreu na manhã desta terça. | Foto: Letícia Vargas/PMG

Sistema de conferência

Segundo o diretor geral da Sogil, o Cartão Teu Melhor Idade terá um sistema de conferência para garantir o controle de gratuidade. “Durante o cadastro dos idosos, vamos capturar uma foto de cada um deles. Desta forma, quando a pessoa passar pela catraca, um sistema eletrônico automaticamente fará a identificação, conferindo a imagem de quem está passando pela roleta com a foto do beneficiário”, explicou Rocha. Segundo ele, as fraudes na utilização do transporte público representam aumento no custo das passagens.

Atualização no app de mobilidade

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Alison Silva, revelou que, em agosto, o aplicativo Time Bus, que presta informações em tempo real sobre as linhas de ônibus do município, deverá ser atualizado. “O aplicativo terá todos os parâmetros que já possui, só que com o acréscimo das linhas intermunicipais. Hoje, 90% das reclamações e sugestões que a gente recebe pelo app são referentes a essa interligação com as linhas metropolitanas. Então, começamos a trabalhar nisso em parceria com a Metroplan”, informou. Conforme o secretário, mais de 200 aparelhos de GPS já foram instalados na frota de ônibus.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *