Gravataí completa 138 anos nesta terça-feira | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí completa 138 anos nesta terça-feira

Gravataí completa 138 anos nesta terça-feira

O Jornal de Gravataí foi às ruas do município para ouvir os moradores sobre o que eles esperam para o futuro da cidade. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Nesta terça-feira, o município de Gravataí completa 138 anos de emancipação política e administrativa. Comemorado anteriormente em 8 de abril, data de povoamento da região, o aniversário da cidade foi alterado em 2016, através de decreto do Executivo – que disponibiliza no museu da cidade uma cópia da Lei 1247/1880, que desmembrou a então Vila de Nossa Senhora dos Anjos, que pertencia a Porto Alegre, dando início ao processo de criação do município de Gravataí. Apesar disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda considera a data antiga. Para marcar o aniversário da cidade, a reportagem do Jornal de Gravataí foi às ruas do município nesta segunda-feira para conversar com os moradores sobre o futuro da Aldeia.

Bárbara Gomes (17), estudante: “Quero uma cidade com menos violência, mais educação e mais oportunidades de emprego para as pessoas.”

Júlio César dos Santos (44), coletor de lixo: “Gostaria que as pessoas tivessem mais educação. Também desejo um maior número de policiais nas ruas e mais vagas no mercado de trabalho.”

Dalvir Rabaioli (59), empresário: “Espero que o nosso município tenha mais desenvolvimento econômico, com maior poder de compra para as pessoas. Tambem gostaria de ver ainda mais ruas pavimentadas em Gravataí.”

Celso Novakoski (72), aposentado: “Quero que a nossa cidade continue cada vez mais organizada, melhorando ainda mais.”

População

Conforme estimativa do IBGE, a população da Aldeia em 2018 é de 279.398 pessoas. Estes moradores estão distribuídos em uma área total de 497,82 quilômetros quadrados, sendo mais de 70% do território formado por área rural.

Produção

Segundo o estudo mais recente do IBGE (2015), Gravataí está em 4º lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios gaúchos, ficando atrás apenas de Porto Alegre (1º), Caxias do Sul (2°) e Canoas (3°). O PIB representa a soma, em valores, de todos os bens e serviços finais produzidos por cada cidade ou região. O PIB por habitante da Aldeia foi de R$ 35,7 mil segundo dados de 2015.

Palavra do Executivo e do Legislativo

Em referência ao aniversário da cidade, o prefeito de Gravataí, Marco Alba (MDB), disse que a data é um dia especial para os moradores. “Estendo meus cumprimentos a todos os gravataienses que, cada um no seu papel social e na vida em família, trabalham por uma cidade melhor, mais humana, fraterna e próspera”, disse.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Airton Leal (PV), parabenizou os gravataienses pela data e enfatizou o trabalho integrado entre Legislativo e Executivo. “Juntos, estamos fazendo a diferença para as nossas comunidades”, disse Leal, que lembrou a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a duplicação das pontes do bairro Parque dos Anjos.

Cachoeirinha

Até o ano de 1965, o município de Cachoeirinha pertencia a Gravataí. A instalação oficial da cidade, autorizada pela Lei Municipal nº 5090/65, de 9 de novembro de 1965, ocorreu em 15 de maio de 1966, data em que o município comemora oficialmente sua emancipação política de Gravataí.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *