Sogil anuncia renovação de 17 veículos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Sogil anuncia renovação de 17 veículos

Sogil anuncia renovação de 17 veículos

Investimento total foi de aproximadamente R$ 8 milhões. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Até o início de setembro, os novos ônibus estarão circulando pelas ruas do município. Entre as novidades nos coletivos, estão as tomadas USB.

A Sogil anunciou nesta segunda-feira a renovação de parte de sua frota, que atualmente conta com cerca de 300 veículos entre executivos e comuns. Em cerimônia realizada na sede da empresa, na Parada 96 da ERS-030, a companhia apresentou 17 novos ônibus – que deverão estar nas ruas, em sua totalidade, em até dez dias. “Eles começarão a ser utilizados no decorrer desta semana. Será um processo de transição, porque temos de instalar câmeras de outros veículos nestes novos carros. Portanto, gradativamente eles vão entrando em circulação”, disse o diretor-geral da Sogil, Fabiano Rocha Izabel. Entre os novos ônibus, seis pertencem à linha intermunicipal e 11 são da linha municipal, sendo três deles classificados como midi (maior que o micro-ônibus e menor que o municipal comum).

Entre as novidades dos novos veículos adquiridos pela empresa estão as tomadas USB, que permitem o carregamento de dispositivos eletrônicos. Além disso, os novos ônibus contam com elevador de acesso para cadeirantes, GPS, freios ABS e iluminação de LED. Já os três novos ônibus midi possuem 41 lugares (os atuais têm 39), contando com ar-condicionado e wi-fi. Entre os veículos municipais, todos vão possuir câmeras de monitoramento interno. Conforme a empresa, “os veículos foram fabricados de acordo com as normas ambientais que visam à redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente”. 

De acordo com Rocha, a Sogil passou por uma “forte retração” no número de passageiros ao longo dos últimos anos. “A tecnologia nos tirou clientes e trouxe necessidade de adaptação. Com o anúncio de hoje, buscamos dar mais conectividade, segurança e conforto aos nossos passageiros”, disse o diretor-geral, citando a atualização do aplicativo TimeBus, que permitirá o acompanhamento em tempo real de toda a frota da empresa nos próximos meses. Segundo a Sogil, o investimento anunciado nesta segunda-feira foi de aproximadamente R$ 8 milhões – financiado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) no prazo de seis anos.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, ressaltou o compromisso da companhia com os usuários. “O setor de transporte enfrenta a insatisfação, por parte da população, pela falta de transparência das empresas, o que não ocorre no caso da Sogil. A prefeitura tem orgulho dessa relação de respeito demonstrada aos usuários”, disse Alba. Já o presidente do Sindicato do Transporte Rodoviário de Gravataí, José Lauri Rosa, disse que o município necessitava dessa renovação. “É muito importante para a comunidade”, resumiu. 

Na mesma linha, o conselheiro-gestor da Sogil, Sérgio Tadeu Pereira, comemorou o anúncio. “A renovação trará ônibus melhores, com ar-condicionado e sem muito barulho interno. Estamos tentando inovar usando a tecnologia para satisfazer nossos clientes”, finalizou. 

Até o final de setembro, a empresa pretende entregar mais dois novos micro-ônibus para a linha intermunicipal. Segundo a Sogil, os veículos já estão em produção na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. A última renovação de frota da empresa foi feita em 2013, com 70 veículos. Ao todo, a Sogil atende diariamente cerca de 65 mil passageiros nos dias úteis da semana, com a frota da linha municipal tendo uma idade média de cinco anos.

Novos veículos possuem tomadas USB. | Foto: Divulgação

Nova aquisição não está descartada

Além do anúncio desta segunda-feira, a empresa não descarta a aquisição de novos ônibus até o fim deste ano. “Há a expectativa de que este número possa aumentar com mais alguns ônibus da modalidade interurbano rodoviário”, disse a companhia através de material enviado à imprensa. Questionado sobre o assunto, o diretor-geral da Sogil disse que a possibilidade é estudada “com cautela”.

A concessão

Em 2004, a prefeitura de Gravataí lançou um edital para a concessão do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros, válido pelo prazo de dez anos. Vencedora da licitação, a Sogil teve seu contrato renovado pelo Executivo municipal em dezembro de 2015, em um termo aditivo que estendeu a concessão por mais uma década. O novo contrato passou a vigorar em 4 de janeiro de 2016.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *