Rádios portáteis para vigias das 75 escolas municipais | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Rádios portáteis para vigias das 75 escolas municipais

Rádios portáteis para vigias das 75 escolas municipais

Nesta terça-feira, 29 de outubro, no Centro Administrativo Leste, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), promoveu a distribuição de rádios portáteis para os vigias das 75 escolas públicas municipais de Gravataí. O prefeito Marco Alba, o vice-prefeito Áureo Tedesco e a secretária Municipal de Educação, Sonia Oliveira, conduziram o ato de entrega.
“Na nossa gestão, o sujeito principal do processo da educação é o aluno. Por isso, estamos aqui melhorando as condições de trabalho, numa linha direta entre Educação, Guarda Municipal e a Patrulha Escolar, que foi uma criação do nosso governo. Mesmo a segurança sendo uma competência original dos governos Federal e Estadual, nós aqui, em Gravataí, estamos colaborando com a proteção especial das nossas crianças e adolescentes, tanto que somos referência para outros municípios nesta forma de policiamento”, destaca Marco Alba.
O prefeito ainda lembrou que no seu governo (em 2014) foi implementado uniforme escolar em todas as escolas do município.
No ano seguinte, distribuiu o material pedagógico, que padronizou a metodologia de ensino. Este ano, entregou para todos os alunos, kits completos de material escolar. Além disso, todas as escolas estão recebendo a instalação de gradis de concreto, em substituição das telas que não ofereciam segurança adequada aos alunos.

Melhor índice do IDEB
Em setembro de 2018, Gravataí registrou sua maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, com 5,4, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação.
“As condições foram criadas a partir dos resultados obtidos com uma gestão fiscal austera, transparente e responsável, com orçamentos realistas”. Gravataí chegou a estar com 56% da receita corrente líquida comprometida com dívidas, em 2012. Esse número foi reduzido para 4,5% em 2018″, disse o prefeito.

Criação do cargo de vigia
Atualmente, o quadro de servidores que atuam na segurança das escolas é formado por 83 (total de vigias e vigilantes) profissionais devidamente capacitados para garantir a segurança e integridade de alunos e professores de todas as 75 escolas da rede municipal de ensino.
“O cargo público de vigia escolar foi criado pela gestão do prefeito Marco Alba. Entendemos a importância deste servidor que protege e zela pela segurança das crianças e do patrimônio”, disse a secretária da SMED, Sonia Oliveira.

Patrulha Escolar
O papel da Patrulha Escolar é muito mais do que flagrar suspeitos, é inibir os delitos no entorno das escolas além de promover a prevenção, com palestras e apresentações.
Mais de 70 mil pessoas, entre alunos e trabalhadores gravataienses, são os principais beneficiados com esta ação de segurança, uma área prioritária desta gestão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *