Prefeitura aumenta fiscalização sobre veículos estacionados em calçadas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Prefeitura aumenta fiscalização sobre veículos estacionados em calçadas

Prefeitura aumenta fiscalização sobre veículos estacionados em calçadas

Mesmo com a pintura, alguns motoristas seguem não respeitando a determinação. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Sinalização do espaço destinado aos pedestres já está pintada em partes da Avenida Dorival.

Apesar de ser uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada sempre foi algo comum de ser observado em Gravataí e em outras cidades da região. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) vem, desde o final do ano passado, demarcando nas calçadas de parte da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira os espaços destinados exclusivamente à passagem dos pedestres. Apesar de ter sido iniciada ainda em 2018, a ação vem sendo realizada de forma mais efetiva nos últimos dias – com o principal trecho compreendido entre as paradas 64 e 72.

De acordo com o titular da Semurb, Alison Silva, o trabalho começou pela área onde ocorre a maior incidência de veículos estacionados irregularmente. “Essa é uma demanda antiga do município. Nosso intuito é facilitar para os motoristas a visualização do espaço destinado aos pedestres”, explicou nesta segunda-feira. Para ele, a situação das calçadas tem relação com uma falta de planejamento. “Cada proprietário fez sua calçada de um modo diferente. Com essa faixa para os pedestres, que tem aproximadamente três metros, queremos padronizar o espaço”, disse o secretário, que considera a infração como “recorrente em toda a região Metropolitana”.

Além dos veículos, a exposição de produtos, por parte dos comerciantes, também prejudica a passagem dos pedestres. “Todos os comerciantes deste trecho da Dorival foram notificados sobre a mudança. Avisamos sobre a demarcação da área e, também, que iríamos começar a fiscalização, como já estamos fazendo”, relatou Alison. Gerente de uma revenda de veículos localizada na Dorival, Natália Torres confirmou o contato da prefeitura. “Como temos estacionamento aqui na loja, a medida não trouxe mudanças para nós”, relatou.

De acordo com o CTB, estacionar o veículo “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público” é uma infração grave, passível de aplicação de multa e de remoção do veículo. A fiscalização das calçadas do município é resultado de uma ação do Ministério Público (MP), que solicitou ao Executivo o controle sobre o uso indevido do passeio por parte dos veículos.

Calçadas do Centro demarcadas nesta segunda

WhatsApp Image 2019-04-29 at 18.09.15

Pintura foi feita nas proximidades da Parada 79. | Foto: Semurb/Divulgação

Parte das calçadas do Centro de Gravataí, nas proximidades da Parada 79, foram pintadas pela Semurb nesta segunda-feira. De acordo com o secretário, a ideia é estender a medida para outras regiões da cidade. “Por enquanto, estamos só na Dorival. No futuro, vamos iniciar o trabalho em vias localizadas dentro dos bairros, que possuam características comerciais”, contou. De acordo com ele, as próximas avenidas a receber as pinturas são: Andaraí (Morada do Vale III), Alexandrino de Alencar (Morada do Vale I), dos Estados (Bom Sucesso) e Antônio Gomes Correa (Parque dos Anjos).

Questão cultural

Para o metalúrgico Fernando Gonçalves, de 27 anos, falta educação aos motoristas. “Concordo com a demarcação, mas acho que a medida é insuficiente. As pessoas não têm respeito”, desabafou. Já o fiscal de loja Élvio Oliveira, que trabalha em uma farmácia localizada na parada 67, acredita que deve haver uma fiscalização efetiva no local. “A gente tem que estar sempre desviando dos carros. Como as pessoas não têm educação, acredito que só com fiscalização isso pode mudar”, sugeriu.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *