Início da duplicação das pontes do Parque dos Anjos deve começar em novembro | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Início da duplicação das pontes do Parque dos Anjos deve começar em novembro

Início da duplicação das pontes do Parque dos Anjos deve começar em novembro
Edital de licitação foi publicado na segunda-feira. Valor estimado da obra é de R$ 6,1 milhão. | Foto: Rodrigo Cassol/ Jornal de Gravataí

A prefeitura de Gravataí publicou no Diário Oficial do Município da última segunda-feira o edital de licitação para a duplicação do trecho da Avenida Ely Correa que compreende as pontes do Parque dos Anjos. A empresa vencedora deverá ser conhecida no dia 15 de outubro, às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Administração, localizada no Centro da cidade.

De acordo com o edital, o valor total projetado para a obra será de R$ 6.165.220,63. Os trabalhos devem começar cerca de 30 dias após a abertura das propostas. O edital prevê que “a vigência do contrato será de 300 dias consecutivos, contados a partir da data da assinatura da respectiva Ordem de Início, podendo ser prorrogado”.

Em anúncio realizado na tarde desta terça-feira, na sede do Executivo, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, disse que pretende utilizar recursos próprios para bancar a obra. “Vamos fazer uma avaliação e, caso seja necessário, vamos buscar uma parte deste valor com um financiamento, mas nada que vá lesar as finanças do município”, disse.

Para ele, a obra é importante porque representa um desejo antigo da comunidade daquela região. “É uma demanda de 30 anos atrás, pois se desenhava um crescimento do fluxo de veículos naquela região, além da expansão urbana, e isso causou um transtorno extremamente significativo. É uma região que tem a General Motors (GM), a Pirelli e tantas outras empresas importantes e as pontes são a única alternativa viária que liga essa parte da cidade ao Centro”, explicou. O prefeito adiantou que, no futuro, a ideia é abrir um acesso na região à BR-290, “complementando essa ideia de criar alternativas que melhorem o fluxo de veículos”.

O projeto

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Alison Silva, as novas pontes serão construídas no sentido Parque dos Anjos/Centro, no lado direito. Segundo ele, o projeto de duplicação prevê duas pistas, de quatro metros, uma ciclovia compartilhada com o passeio público e iluminação no canteiro central. “Vamos seguir o padrão que vem sendo adotado na duplicação da Avenida Centenário. Essas obras que estão sendo executadas, além de dar segurança aos motoristas, aumentam a autoestima da população de Gravataí”, disse Alison. De acordo com o secretário, a meta é aproveitar o verão para conseguir adiantar os trabalhos.

De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, cerca de 40 mil veículos transitam pelo local diariamente. Os horários de maior fluxo são no início da manhã, as 14h, as 16h e as 18h. “A capacidade está estourada. A obra vem para aumentar a capacidade de trânsito e para revitalizar a ponte já existente”, finalizou o secretário. Durante os trabalhos, o fluxo de veículos não será interrompido. Ainda de acordo com o secretário, outro ponto que deve passar por licitação é a rótula do ginásio Aldeião, “para conseguir unir as avenidas Centenário e Adolfo Inácio de Barcelos com as pontes duplicadas”.

Cronograma

30/08 – Projeto finalizado

10/09 – Publicação do edital de licitação no Diário Oficial do Município

15/10 – Abertura das propostas

Novembro/2018 – Início das obras

Novembro/2019 – Conclusão das obras




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *