Inaugurada a linha de montagem do novo Onix | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Inaugurada a linha de montagem do novo Onix

Inaugurada a linha de montagem do novo Onix

O prefeito Marco Alba e uma comitiva de representantes do seu governo e de diversos segmentos da cidade participaram na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, da inauguração da linha de montagem do novo Onix.

O carro mais vendido durante 52 meses consecutivos ganhou uma nova versão hatch e para que ela fosse possível, a fábrica da General Motors localizada em Gravataí, recebeu um investimento na casa de R$ 1,4 bilhão. A nova linha de montagem contempla também a versão Plus, que substitui no mercado o sedã Prisma. Assim, a planta da fábrica em Gravataí passa a fabricar apenas os dois novos modelos. São 66 unidades feitas por hora, em um local com 161 mil metros quadrados.

Em sua fala no evento, o prefeito Marco Alba lembrou da importância da multinacional para a economia do município, representando em torno de 30% do PIB (Produto Interno Bruto). “Um dos orgulhos da cidade, a GM irá contribuir, apenas em 2019, com R$ 90 milhões pagos aos cofres públicos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, 85% dos funcionários (de um total de cerca de 7 mil) do complexo (onde são incluídas as empresas sistemistas) são de Gravataí. Estes empregos fazem girar a economia através do acesso destas pessoas ao comércio e outros serviços.”

Ele ainda declarou que a cidade vem crescendo e investindo para aquela região geográfica. “Recentemente duplicamos as pontes do Parque dos Anjos e realizamos diversas outras obras de mobilidade, inclusive, estamos construindo uma estrada que passará aqui ao lado e ligará a Freeway à ERS-020, ou a Região Metropolitana a Serra. Gravataí, assim como a GM, está crescendo.”

Sobre a Fábrica da GM Gravataí
O vice-presidente da GM na América do Sul, Marcos Munhoz, lembrou de toda a trajetória da empresa na cidade, inaugurada em julho de 2000. Ele relembrou as fases de expansão da empresa em Gravataí. “Iniciamos com a produção do Celta, em 2006, começamos a fabricar o Prisma, seis anos depois, o Onix. Agora, expandimos mais uma vez e ficaremos com as duas novas gerações em Gravataí.” A planta de Gravataí já produziu mais de 4 milhões de Onix.

Com a linha de produção do novo Onix, a fábrica de Gravataí deixou de produzir o Prisma e o antigo Onix, que passaram a ser fabricados em São Caetano do Sul (SP). O diretor do complexo automotivo em Gravataí, Luis Mesa, afirmou que os investimentos realizados na linha de montagem resultaram na aplicação de cerca de 700 robôs, por exemplo, além do reforço na inovação na montagem geral, estamparia, funilaria e pintura, entre outros procedimentos.

Uma placa que marca a implantação da nova linha de montagem foi descerrada na fábrica com as presenças de Munhoz, Mesa, do prefeito Marco Alba e do governador do Estado Eduardo Leite.
Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas secretários de Estado, o ex-governador Germano Rigotto, o vice-prefeito Áureo Tedesco, a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e os secretários municipais Sonia Oliveira, Davi Severgnini, Claudio Santos, Paulo Martins, Vitor Johnson, Tanrac Saldanha, Luiz Zaffalon e Janaína Balkey, além de outros servidores da Prefeitura e vereadores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *