Campanha de Vacinação contra a gripe tem início na região | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Campanha de Vacinação contra a gripe tem início na região

Campanha de Vacinação contra a gripe tem início na região
O aposentado Cirio Dorneles, de 74 anos, garantiu a imunização já no primeiro dia da Campanha. | Foto: JG
A segunda-feira foi marcada pelo início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o Brasil. Na região, 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Gravataí e 13 postos de atenção básica de Cachoeirinha, além do Centro de Saúde do Idoso, participam da Campanha. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SEC), a imunização será destinada às pessoas que possuem mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de alguns grupos específicos, como trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O aposentado Cirio Dorneles, de 74 anos, foi até a UBS Vila Branca, em Gravataí, para se vacinar. “Eu venho tomar a vacina todos os anos. Ela me faz um bem enorme, pois estou com a saúde muito boa”, comemorou. “É um bom momento para buscar a imunização, pois o movimento ainda é tranquilo”, disse o enfermeiro da UBS Vila Branca Diogo Preto.

Já na UBS Parque da Matriz, em Cachoeirinha, a dona de casa Karina da Rosa trouxe o filho Davi, de 2 anos, para tomar a vacina. “Meu pai me avisou hoje pela manhã sobre a Campanha e, então, resolvi trazer o meu filho. Acho a vacinação importante porque o inverno vem aí”, disse Karina. De acordo com a direção da Unidade, cerca de 200 pessoas foram vacinadas no local neste primeiro dia de campanha.

Em todo o Rio Grande do Sul, a projeção da Secretaria Estadual da Saúde é de que aproximadamente 3,6 milhões de pessoas sejam vacinadas até o final da Campanha, no dia 1° de junho. Em todo o Brasil, 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários deverão tomar a vacina. De acordo com a prefeitura de Gravataí, para tomar a dose é necessário apresentar a carteira de vacinação, um documento de identificação e um comprovante de residência.

Prevenção contra três tipos de gripe

Segundo o Infectologista Guilherme Domingues, médico do Hospital Universitário de Canoas, a vacinação é para proteger contra os três tipos de gripe provocados pelo vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B da linhagem Victória.  “É importante que quem esteja nos grupos de risco faça a vacinação. Além da imunização contra a gripe, a vacina previne também as complicações que possam surgir, como uma internação hospitalar ou um avanço para pneumonia”, explica Domingues.

A gripe no Estado

Até o início deste mês, sete casos já haviam sido registrados pela SEC. Desses, quatro foram do tipo A (H3N2), outros dois do tipo B e um do tipo A (H1N1). Não houve, até o mesmo período, casos de óbitos devido à gripe.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *