A partir de segunda-feira | Mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe estarão disponíveis na região | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

A partir de segunda-feira | Mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe estarão disponíveis na região

A partir de segunda-feira | Mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe estarão disponíveis na região

Lançamento da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorreu nesta quarta-feira. | Foto: Rodrigo Nunes

De acordo com as Secretarias de Saúde de Gravataí e Cachoeirinha, mais doses chegarão aos municípios ao longo da campanha, que se estenderá, inicialmente, até o dia 1º de junho.

A partir da próxima segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começará em todo o Brasil. Em Gravataí, as doses estarão disponíveis em 27 das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município – a única Unidade que não terá vacinas disponíveis é a UBS Vila Aliança, que não possui sala de vacinação. Em Cachoeirinha, as vacinas poderão ser encontradas em 13 postos de atenção básica, além do Centro de Saúde do Idoso. Inicialmente, a Campanha está prevista para acontecer até o próximo dia 1° de junho. As informações foram confirmadas na tarde desta quarta-feira pelas Secretarias de Saúde dos dois municípios.

Na última segunda-feira, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Gravataí, Jean Piery Torman, informou que o município ainda não havia recebido as doses da vacina. Contudo, nesta quarta, a diretora do Departamento de Vigilância da SMS do município, Patrícia Silva, confirmou o recebimento do material. “Recebemos 24 mil doses da vacina na manhã desta quarta-feira e já estamos distribuindo-as nas 27 Unidades que participarão da campanha. Porém, não podemos projetar quantas pessoas serão vacinadas no município, pois ainda vamos receber mais doses da Secretaria Estadual de Saúde (SES)”, disse Patrícia. No ano passado, o município imunizou cerca de 75 mil pessoas durante a Campanha de Vacinação. Em Cachoeirinha, o secretário de Saúde da cidade, Paulo Eduardo da Silva Abrão, afirmou que o município recebeu 12 mil doses da vacina nesta quarta-feira. No ano passado, 32 mil pessoas foram imunizadas na cidade. “Mais doses serão recebidas nos próximos dias”, informou o secretário.

Em todo o Estado, a Secretaria Estadual de Saúde projeta que as doses da vacina serão destinadas a mais de 3,6 milhões de pessoas – a meta é alcançar, ao menos, 90% desse número. Em todo o Brasil, 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários deverão ser vacinadas.

Público-alvo

Segundo a SES, a imunização será destinada às pessoas que possuem mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de alguns grupos específicos, como trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Reação adversa

De acordo com o Ministério da Saúde, após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. “São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações”, diz o órgão através de nota.

Vacina para a população em geral

De acordo com a assessoria de Imprensa da SES, a pasta ainda não definiu se a população que não está inserida como público-alvo da campanha poderá se vacinar com as eventuais doses que não forem utilizadas. Já a diretora do Departamento de Vigilância da SMS de Gravataí afirmou que, geralmente, “o Ministério da Saúde distribui para as demais pessoas, em um segundo momento, as eventuais vacinas não aplicadas durante a campanha”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *