Obras na Centenário, novo complexo de educação especial e crescimento econômico: confira um resumo da última reunião do Codes em 2017 | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Obras na Centenário, novo complexo de educação especial e crescimento econômico: confira um resumo da última reunião do Codes em 2017

Obras na Centenário, novo complexo de educação especial e crescimento econômico: confira um resumo da última reunião do Codes em 2017

Conselho tem o objetivo de debater políticas públicas que estejam alinhadas ao bem-estar da comunidade. | Foto: Rodrigo Cassol/ JG

Nesta terça-feira, foi realizada no auditório da empresa Dana, em Gravataí, a quinta e última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) em 2017. Esta edição teve como pauta a situação da educação infantil na cidade, o desenvolvimento econômico do município e a duplicação da Avenida Centenário, junto com a revitalização da Avenida Adolfo Inácio de Barcelos.

Na abertura do evento, o prefeito de Gravataí e presidente do Codes, Marco Alba, falou sobre a crise da segurança pública em Gravataí. “Estive reunido com o secretário de Segurança do RS para conversar sobre a situação da cidade. Apesar de a Brigada Militar e a Polícia Civil estarem atuando no município, ainda temos um problema grave na área da segurança em Gravataí”, disse. Além disso, o prefeito lembrou os últimos homicídios ocorridos no município. “Essas mortes são executadas por facções, que disputam o poder em determinados locais. Um problema que percebo é que os órgãos competentes não conseguem manter essas pessoas presas por muito tempo”, afirmou.

Novas vagas para a educação municipal em 2018

Conforme informou a secretária municipal de Educação, Sônia Oliveira, 1386 novas vagas em turno integral serão ofertadas na rede municipal de ensino em 2018. Além disso, outras 2772 matrículas poderão ser feitas para o turno parcial.

Na oportunidade, Sônia anunciou que um projeto para a construção de um complexo de educação especial será elaborado. “É a nossa menina dos olhos”, comentou. Sobre isso, Alba disse que a obra deve custar cerca de R$ 6 milhões, mas que ainda não tem um local definido. “Pretendemos apresentar propostas, ouvindo a sociedade, para executar essa ideia”, concluiu.

Aumento de 10% na atividade econômica

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Gravataí, Luana Krumberg, a cidade chegará ao fim do ano com um crescimento na atividade econômica. “O aumento será de 10% no número de empresas registradas aqui em relação ao ano passado”, contou. Atualmente, cerca de 37 mil empresas estão regularizadas no município, entre os setores de comércio, indústria e serviços, além dos profissionais autônomos.

Luana falou, ainda, sobre a reforma administrativa de junho deste ano, que incluiu o Procon na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município. Além disso, a secretária apresentou a Sala do Empreendedor, que fornece informações aos empresários interessados em atuar no município.

Obras na Centenário concluídas até março

O secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva, confirmou que as obras de duplicação da Avenida Centenário ficarão prontas até março de 2018. “A empresa responsável pelas obras já está trabalhando no local. Estamos cumprindo nosso cronograma”, contou. Na oportunidade, Silva também comentou sobre a revitalização da Avenida Adolfo Inácio de Barcelos, das pontes do Parque dos Anjos, cujo projeto já está sendo elaborado, e de outras mudanças no trânsito da região, como a nova rótula entre as avenidas Centenário e a Adolfo.

O Codes

O Conselho tem o objetivo de debater políticas públicas que estejam alinhadas ao bem-estar da comunidade, além de soluções eficazes que contribuam com o desenvolvimento do município. As reuniões são realizadas periodicamente e tratam de assuntos de interesse da população. O Codes é integrado pelo prefeito da cidade, por secretários de governo e por 45 membros da sociedade civil de Gravataí. Os representantes da população que participam das reuniões são escolhidos pela prefeitura do município no início de cada ano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *