Em números | Confira como foi a eleição em Gravataí e Cachoeirinha | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Em números | Confira como foi a eleição em Gravataí e Cachoeirinha

Em números | Confira como foi a eleição em Gravataí e Cachoeirinha
Região ficou sem representantes na Assembleia e na Câmara. Segundo turno será disputado no dia 28 de outubro. | Foto: Rodrigo Cassol/ JG 

Após a confirmação dos duelos que ocorrerão no segundo turno das eleições deste ano, que terá os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), disputando a presidência da República, e Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), concorrendo ao Palácio Piratini, o Jornal de Gravataí e a Folha de Cachoeirinha trazem os números da eleição na região.

Em relação à presidência da República, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) obteve 59,79% dos votos válidos em Gravataí, seguido de Fernando Haddad (PT), com 13,82%, Ciro Gomes (PDT), com 12,50%, e Geraldo Alckmin, com 4,95%. Os votos brancos totalizaram 6.781 e os votos nulos somaram 6.178. Em Cachoeirinha, Bolsonaro também venceu, ficando com 58,27% dos votos válidos, seguido de Fernando Haddad (PT), com 15,16%, Ciro Gomes (PDT), com 12,95%, e Geraldo Alckmin, com 4,46%. Os votos brancos somaram 3.094 e os nulos 3.044.

Já na disputa ao governo do Estado, o candidato José Ivo Sartori (MDB) venceu tanto em Gravataí quanto em Cachoeirinha. Na Aldeia, o candidato fez 35,64% dos votos válidos, contra 30,56% de Eduardo Leite (PSDB), 16,14% de Jairo Jorge (PDT) e 11,75% de Miguel Rossetto (PT). Os votos brancos chegaram a 12.977, enquanto que os votos nulos totalizaram 14.507. Já em Cachoeirinha, Sartori ficou com 34,20% dos votos, seguido de Eduardo Leite (PSDB), que obteve 28,41%, Jairo Jorge (PDT), com 17,51%, e Miguel Rossetto (PT), com 13,06%.

Região não elegeu deputados

Nesta eleição, nenhum deputado estadual ou federal de Gravataí ou de Cachoeirinha foi eleito. Para a Assembleia Legislativa do Estado, alguns dos candidatos mais bem colocados da região foram Pedro Ruas (PSOL), com 53.380 votos, Patrícia Bazotti Alba (MDB), com 33.390 votos, e Dimas Costa (PSD), com 20.564 votos. Em relação à Câmara Federal, os mais votados da região foram José Stédile (PSB), com 52.148 votos, Goleiro Galatto (PPS), com 37.466, e Jones Martins (MDB), com 26.924 votos.

O que disseram alguns dos candidatos daqui

Pedro Ruas (PSOL), suplente à Assembleia - “Não foi possível vencer as eleições. Perdemos. Meus compromissos políticos, como homem de esquerda, não mudam em nada. Contem comigo, pois lutarei sempre”.

Dimas Costa (PSD), suplente à Assembleia – “Fiquei muito feliz por ter sido o candidato mais votado pelos eleitores de Gravataí. Isso mostra que a cidade me escolheu para ser o represente daqui. Agradeço a todos pelo resultado”.

José Stédile (PSB), suplente à Câmara- “Quero agradecer os mais de 52 mil votos que fiz nesta eleição. Tenho a minha consciência tranquila por ter feito o meu melhor. Quero parabenizar a todos que colocaram seu nome à disposição do PSB e foram às ruas pedir votos”.

Jones Martins (MDB), suplente à Câmara – “A eleição deste ano teve um movimento nacional de partidos menores, de candidaturas mais vinculadas a Bolsonaro. Para mim, foi uma boa eleição, pois aumentei minha votação em 50%. Agora, é apoiar o Sartori no segundo turno”.

Goleiro Galatto (PPS), não eleito – Quero agradecer aos mais de 37 mil eleitores que saíram de suas casas para apostar sua confiança no nosso projeto de mudança e renovação. Infelizmente, não foi dessa vez, mas saio de campo vitorioso”.

A reportagem do Grupo 2M tentou contato com a candidata Patrícia Bazotti Alba (MDB), que é suplente à Assembleia, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Mais de 40 pessoas presas por boca de urna

De acordo com a Brigada Militar (BM) de Gravataí, o município teve 25 pessoas presas por boca de urna, além de um menor apreendido pelo mesmo motivo. Já a BM de Cachoeirinha informou que 16 pessoas foram detidas pelo mesmo motivo, e dois menores foram apreendidos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *