Prova do Enem é aplicada na região | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Prova do Enem é aplicada na região

Prova do Enem é aplicada na região
Segundo o Inep, mais de 9 mil alunos de Gravataí e Cachoeirinha se inscreveram para o Exame. | Fotos: Rodrigo Cassol/JG 

Neste domingo foi realizado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contou com os testes de linguagem e de ciências humanas, com 90 questões, e a redação. Os portões dos locais de provas foram abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Já a prova começou a ser realizada às 13h30 – tendo como tempo máximo de realização cinco horas e trinta minutos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,5 mil estudantes de Gravataí e 3,6 mil de Cachoeirinha estão escritos no Exame. A segunda etapa do Enem será realizada no próximo dia 11, quando os estudantes farão provas de ciências da natureza e de matemática. Em todo o país, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Exame.

Na Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, em Gravataí, onde eram esperados 504 alunos para fazer a prova, o ingresso dos estudantes nas salas de aula ocorreu normalmente na manhã deste domingo. “Foi um fluxo tranquilo. Pela entrada em vigor do horário de verão e pelo feriado de Finados, esperava uma abstenção maior de alunos. Porém, percebi bastante gente nas dependências da escola”, disse o coordenador do Enem na instituição, Luiz Jordão Júnior.

Para a jovem Jenifer Veiga, de 25 anos, a prova do Enem representa a chance de ingressar no ensino superior e cursar Enfermagem. “Dizem que a prova é difícil, mas acredito que seja possível alcançar o meu objetivo”, contou ela, que fará o Exame pela primeira vez. Já a estudante Cláudia Strossi, de 21 anos, fará a prova pela quarta vez. “O Enem é um teste bastante cansativo. Além disso, outra dificuldade é ter que fazer a redação no mesmo dia da prova de Ciências Humanas”, contou. Cláudia pretende ingressar no curso de Arquivologia, em uma universidade federal, ou conseguir uma bolsa de estudos para Design de Interiores, em uma instituição privada.

WhatsApp Image 2018-11-04 at 17.00.56

Movimentação de estudantes foi tranquila na manhã deste domingo na Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, em Gravataí.

Ao todo, a estrutura do Enem envolve 155,2 mil salas e mais de meio milhão de colaboradores. Segundo o Inep, foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Através da nota obtida no Exame, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No último mês de agosto, o Enem completou 20 anos de existência.

Redação

Às 14h deste domingo, o Inep divulgou o tema da redação deste ano, que foi a ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Para a professora de redação Carol Achutti, ouvida pela reportagem da Agência Brasil, o assunto deste ano, dada a repercussão do Enem, atinge toda a sociedade e coloca em discussão o tema da manipulação, intensamente vivido no Brasil no último processo eleitoral. “É uma inovação. Colocaram um dedinho na ferida. Por isso, achei importante levantar essa discussão”, disse.

Teve notícia falsa

Neste final de semana, uma imagem circulou pelas redes sociais informando que as provas do Enem teriam sido canceladas devido a suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste. Através de suas redes sociais, o Inep desmentiu o boato e confirmou a aplicação das provas, em todas as unidades da federação, também para o próximo dia 11. “Apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem”, disse o órgão.

Gabaritos e resultados

O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 14 de novembro, através do site enem.inep.gov.br e do aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões de cada dia, e de cada cor, são divulgados em conjunto, nos mesmos locais. Já o resultado dos participantes será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. No primeiro semestre do próximo ano, o Inep divulgará o espelho de correção das redações. Todos os resultados serão divulgados no site e no aplicativo do Enem.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *