Enem 2017 | Colégio Dom Feliciano e Escola Martinho Lutero se destacam na região | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Enem 2017 | Colégio Dom Feliciano e Escola Martinho Lutero se destacam na região

Enem 2017 | Colégio Dom Feliciano e Escola Martinho Lutero se destacam na região

Instituições obtiveram as melhores médias nos municípios de Gravataí e Cachoeirinha, respectivamente. | Foto: Divulgação

O Colégio Dom Feliciano, de Gravataí, e a Escola Luterana de Ensino Médio Martinho Lutero, de Cachoeirinha, foram as instituições de ensino com as melhores médias da região no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Na lista das melhores escolas do Estado, a instituição gravataiense aparece na 90ª posição na classificação geral, com média de 611,05 pontos. Já a escola de Cachoeirinha está na 175ª colocação, com uma média de 582,38 pontos. Os dados foram divulgados pela rede de ensino Bernoulli, de Belo Horizonte (MG), e estão disponíveis para consulta no site meu.bernoulli.com.br/enem2017.

Para a diretora do Colégio Dom Feliciano, irmã Jane Segaspini, os grupos de estudo avançado da instituição são um dos motivos para o bom desempenho no Exame. “Esse grupo, que é composto com os 30 melhores alunos da instituição, tem o objetivo de aprofundar o conhecimento e preparar os estudantes para o Enem e para os vestibulares”, explicou Jane. “Já para aqueles alunos que possuem maiores dificuldades de aprendizagem, nós oferecemos o plantão de reforço, que é realizado no turno inverso das atividades escolares desses estudantes. A preparação para o Enem tem de ser feita desde a educação infantil, e não apenas no Ensino Médio”, disse a diretora.

Entre as escolas públicas, destacam-se a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Padre Nunes, de Gravataí, que ficou com média 544,84, e a EEEM Guimarães Rosa, de Cachoeirinha, com média 535,30. Todas as notas divulgadas nesta matéria incluem as médias das provas objetivas e da redação.

MEC deixou de divulgar a lista

Alegando que algumas instituições utilizavam a divulgação do ranking do Enem, por escola, de forma equivocada, o Ministério da Educação (MEC) decidiu, desde o ano passado, não divulgar mais a lista. “O Enem não é um exame que possa permitir avaliação adequada de cada unidade escolar, e quando se faz propaganda utilizando um ranqueamento indevido a partir de uma prova como essa, está se fazendo propaganda enganosa, e o MEC não pode convalidar esse tipo de comportamento”, disse o órgão.

A intenção da divulgação, segundo a pasta, era que as escolas tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas do Enem e que pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos. A partir disso, o MEC divulga, anualmente, os microdados do Enem, que são, segundo a pasta, o “menor nível de desagregação de dados recolhidos por pesquisas, avaliações e exames realizados”. Os microdados estão disponíveis para acesso no site portal.inep.gov.br/microdados.

Confira a média de outras escolas da região bem posicionadas no ranking

Gravataí – Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (583,82), Fundação Bradesco (554,62), Colégio Adventista de Gravataí (549,59) e Escola de Ensino Médio Dora Dimer (535,13).

Cachoeirinha – Escola de Ensino Médio Universitário Cachoeirinha (562,78), Colégio Inedi (557,24), Instituto São Francisco (553,48), Unidade de Ensino São Mateus (541,17) e Colégio Estadual Rodrigues Alves (535,04).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *