Gravataí | Defesa Civil divulga balanço das atividades de janeiro | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí | Defesa Civil divulga balanço das atividades de janeiro

Gravataí | Defesa Civil divulga balanço das atividades de janeiro
Temporal do dia 24 deixou aproximadamente 300 casas destelhadas e afetou cerca de 1,5 mil pessoas. | Foto: Defesa Civil de Gravataí 

A Defesa Civil de Gravataí divulgou neste domingo alguns números referentes à atuação do órgão no primeiro mês de 2018. De acordo com o coordenador da Defesa, Paulo Roberto Almeida, o único trabalho de auxílio realizado pelo órgão no mês de janeiro foi devido ao temporal que atingiu Gravataí no dia 24. “Foram cerca de 300 casas destelhadas, três escolas danificadas e aproximadamente 1,5 mil pessoas afetadas de alguma forma no município”, informou. Ainda conforme Almeida, 418 metros de lona foram doados pela Defesa Civil aos locais mais prejudicados pelo temporal, que atingiu, principalmente, o bairro Sagrada Família e o Loteamento Princesa, localizado na Parada 102 da ERS-030.

“O que ocorreu no dia 24 foi uma tempestade, que tem por característica ser acompanhada por uma forte chuva. Além disso, a força do vento atingiu 100km/h, o que acabou ocasionando o destelhamento de diversas casas. O temporal durou, no máximo, dez minutos, mas já foi o suficiente para causar todos esses estragos”, lamentou o coordenador.

Telhas serão distribuídas nesta segunda

De acordo com Almeida, a Defesa Civil receberá telhas nesta segunda-feira para doar às famílias que ainda necessitam do material. “Não temos um número exato de telhas. Vamos distribuir, sobretudo, para os moradores do Loteamento Princesa e arredores”, informou.

SMS de alerta

Desde o dia 18 de dezembro de 2017, moradores de todo o Estado podem cadastrar seus telefones móveis para receber mensagens da Defesa Civil do RS, via SMS, com alerta de desastres naturais. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para 40199 com o CEP de interesse.

O usuário, após o cadastro, é informado que está apto a receber alertas de diversos tipos de adversidades meteorológicas, como temporais, deslizamento e inundações. O serviço não tem custo.

O telefone de emergência da Defesa Civil de Gravataí é o 993327385.

Confira, abaixo, algumas dicas da Defesa Civil de como agir na sua residência em situações de vendavais

– Aja preventivamente. Procure sempre estar informado sobre as previsões do tempo;

– Revise a resistência de sua casa, principalmente as madeiras de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento;

– Feche bem as janelas e basculantes, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência;

– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamento no caso de queda de árvore;

– Coloque no chão todos os objetos que possam cair;

– Mantenha as árvores bem podadas e solicite podas preventivas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *