Tradicionalismo | Centenas de pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Tradicionalismo | Centenas de pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Gravataí

Tradicionalismo | Centenas de pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Gravataí

Entidades tradicionalistas participaram das atividades em comemoração à Semana Farroupilha. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Centenas de pessoas estiveram reunidas neste feriado de 20 de setembro, na Avenida Brasil, em Gravataí, para acompanhar o Desfile Farroupilha. Crianças, jovens, adultos e idosos puderam ver de perto o culto às tradições do Rio Grande do Sul através de músicas, danças e desfiles. A data marca o dia em comemoração à Guerra dos Farrapos, iniciada em 1935.

O evento começou com a apresentação das forças de segurança pública. Passaram pela Avenida integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Gravataí. Depois dos profissionais da segurança, foi a vez do grupo voluntário de resgate Anjos do Asfalto e da Banda Municipal se apresentarem para o público. A Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde e o Rotary Clube também passaram pelo desfile na parte inicial.

A segunda etapa do evento teve o desfile das invernadas. Diversas entidades tradicionalistas apresentaram danças regionais durante o percurso. Um dos destaques foi o CTG Aldeia dos Anjos, que, além das apresentações, distribuiu pedaços de churrasco ao público. Além do Aldeia, também estiveram presentes os CTGs Laço da Amizade, Amanhecer do Rincão, Carreteiros da Saudade, Rancho da Amizade, Pialo da Saudade e Rincão da Amizade, o DTG Gaudérios do Pago e o piquete Quieto Cavalo. Por fim, a parte campeira do desfile teve a apresentação de carreteiros do município e de mais de 200 cavalarianos de diversas instituições tradicionalistas.

O patrono da Semana Farroupilha de Gravataí, Antônio Cândido Ferreira, disse que a cultura gaúcha se intensifica durante o mês de setembro. “Encerrar as comemorações com um desfile maravilhoso, como foi o de hoje, é emocionante”, afirmou. Já a secretária de Cultura de Gravataí, Fernanda Fraga, lembrou a força do tradicionalismo existente no município. “Somos uma cidade com um número considerável de entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e essa é a semana que a gente tem para o reencontro com a nossa história, que é marcada por lutas”, disse.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, lembrou dos cavalarianos que foram até a cidade de Iraí, no Norte do Estado, para buscar a Chama Crioula, “cultivando e mantendo a cultura do Rio Grande”. O percurso, iniciado no último dia 9, durou cerca de 20 dias.

Público aprovou o desfile

A aposentada Iolanda Alves, de 70 anos, disse que achou tudo ótimo. “Gostei bastante das invernadas e dos cavalarianos. Eu gosto desta cultura que temos aqui no Estado”, contou. Já o tradicionalista Fábio Lima disse que o desfile serviu para mostrar os ideais do Estado. “Temos que continuar o importante legado deixado por Paixão Côrtes”, resumiu.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *