Tradicionalismo | Cachoeirinha recebe etapa do Enart neste final de semana | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Tradicionalismo | Cachoeirinha recebe etapa do Enart neste final de semana

Tradicionalismo | Cachoeirinha recebe etapa do Enart neste final de semana
Entidades tradicionalistas de 11 cidades participarão do evento. | Foto: Facebook/ Reprodução

Neste final de semana, a cidade de Cachoeirinha receberá a etapa regional do Encontro de Artes e Tradição (Enart). As atividades acontecerão no sábado e no domingo, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo da Amizade e na Praça da Juventude, no bairro Granja Esperança. Nesta etapa, serão realizadas provas classificatórias de invernada, chula, intérprete solista, causo, declamação e dança gaúcha de salão. Os melhores CTGs estarão classificados para a etapa inter-regional, que será realizada em Venâncio Aires. A etapa final do Enart acontecerá em novembro, em Santa Cruz do Sul.

De acordo com a patroa do CTG Sinuelo da Amizade, Giovana Motta, cerca de 1,5 mil pessoas são esperadas na etapa de Cachoeirinha. “Será um evento muito importante para a cidade. Além de movimentar a nossa cultura, irá fomentar o turismo do município – devido a grande quantidade de pessoas que devem nos visitar”, comemorou Giovana. Já para a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Cachoeirinha, Sônia Regina, a expectativa é de que o evento conte com a participação de mais de 2 mil pessoas.

Na oportunidade, 29 CTGs deverão participar desta etapa do Enart. As cidades representadas serão Alvorada, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Glorinha, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, Sertão Santana e Viamão, além de Gravataí e Cachoeirinha.

Aldeia estará presente

Maior vencedor da competição, o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, participará da etapa. “Estamos no páreo em 2018. Vamos nos apresentar da melhor forma possível, como sempre fizemos”, disse a coordenadora do grupo adulto de dança da entidade, Ilana Gomes. Segundo ela, a preparação do Aldeia para a competição começou ainda no mês de março.

A competição

O Enart é considerado como o mais importante evento gaúcho de dança tradicionalista – inclusive sendo considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o maior festival de arte amadora da América Latina. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é composto por centenas de competidores de todo o Estado.

Serviço:

O que: Etapa regional do Enart

Quando: Sábado (14) e domingo (15), a partir das 10h

Onde: Rua Antônio Silveira Bento, 229 – Granja Esperança – Cachoeirinha

Quanto: A entrada é gratuita




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *