Semana para cultivar a tradição | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Semana para cultivar a tradição

Semana para cultivar a tradição

Atividades em comemoração à Semana Farroupilha estão ocorrendo em Gravataí e Cachoeirinha. | Foto: Rodrigo Cassol/ JG

As comemorações da Semana Farroupilha, iniciadas na última semana em Gravataí e em Cachoeirinha, se estenderão pelo menos até o próximo dia 20 – data em que é comemorada a Revolução Farroupilha. Na Aldeia, os dias que antecedem o tradicional desfile de 20 de setembro terão atividades concentradas em diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da cidade. “Cada CTG fica responsável por elaborar suas respectivas atividades. Essa determinação veio através das próprias entidades, visando que a programação não fique concentrada apenas em um local e que as pessoas valorizem as instituições dos seus bairros”, explicou a secretária de Cultura de Gravataí, Fernanda Fraga.

Para ela, a Semana Farroupilha é um dos momentos mais aguardados pelos gaúchos em todo o ano. “É um período de celebração e de reavivar algo muito importante na nossa história. Comemorar a Semana Farroupilha é fazer um resgate tradicionalista, mantendo viva a nossa tradição”, disse.

Desde o último dia 9, a Chama Crioula chegou a Gravataí e está localizada no CTG Carreteiros da Saudade, no bairro Bom Sucesso. Conforme o ex-patrão da instituição, Lairton Zagonel, dez cavalarianos do grupo Cavaleiros do Vale do Gravataí foram ao município de Iraí, na região Norte do Estado, para buscar o símbolo tradicionalista, em um percurso que durou 21 dias. A Chama permanece no Carreteiros da Saudade até o próximo dia 20, quando será conduzida, em cavalgada, para o Desfile Farroupilha.

Todos os anos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) gera a chama em um município pré-definido. De acordo com a entidade, o fogo simboliza “a tradição gaúcha e o próprio gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas”.

Para o ex-patrão do CTG e um dos organizadores das atividades em Gravataí, sempre é uma alegria muito grande receber os tradicionalistas. “Durante os dias de atividades, estamos recebendo as escolas e creches do nosso bairro para apresentar um pouco mais da nossa cultura aos pequenos. Aqui, eles podem saber um pouco mais da lida campeira, das vestimentas dos gaúchos e sobre as danças tradicionalistas. Isso é importante para que a gente consiga manter viva a nossa tradição”, explicou.

Desfile já tem 20 instituições confirmadas

De acordo com a secretária de Cultura, o tradicional desfile do dia 20 de setembro já tinha pelo menos 20 instituições confirmadas até a tarde da última sexta-feira. Entre os participantes, haverá CTGs, piquetes da região, escolas com grupos de dança e carreteiros do interior do município. “Nosso desfile já tem um modelo tradicional. Os grupos passam pela Avenida e, ao cruzarem pelo palanque principal, farão suas apresentações”, contou Fernanda.

Neste ano, o evento foi transferido para o período da manhã, tendo início programado para as 10h. Assim como no ano passado, o desfile será realizado na Avenida Brasil, no bairro Barnabé.

Final de semana teve atividades em Cachoeirinha

WhatsApp Image 2018-09-16 at 15.52.10

Foto: Katia Freitas

O final de semana da 32ª Ronda Crioula de Cachoeirinha teve diversas atividades. Entre as atrações da sexta-feira e do sábado, houve show com o cantor e narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin e apresentações de Invernadas Artísticas dos CTGs Sinuelo da Amizade e Guapos da Amizade. A programação desta semana inclui shows, apresentações e premiações.

Conforme a secretária de Cultura de Cachoeirinha, Sonia Rejane, a chama do tradicionalismo precisa estar acesa nas pessoas. “Todo mundo pode estar envolvido com as nossas tradições. Desde os pequenos até os mais velhos. Através da nossa cultura, podemos desenvolver o conceito de lealdade”, disse. Iniciada no último dia 13, a Ronda Crioula de Cachoeirinha seguirá até o dia 23. As atividades estão ocorrendo no CTG Rancho da Saudade, localizado na Avenida Frederico Augusto Ritter, número 2626, no Distrito Industrial.

Conforme o Executivo municipal, o evento conta com mais de 60 piquetes, com representantes dos quatro CTGs da cidade. Nos dias 22 e 23, ocorrerá o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas.

Transporte gratuito

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade está disponibilizando transporte gratuito para quem participar das festividades da Ronda Crioula. Nas sextas-feiras, sábados e domingos, entre 19h30 e 1h, um micro-ônibus está fazendo o deslocamento da Avenida Flores da Cunha, na parada 49, até o CTG Rancho da Saudade.

Conforme a administração municipal, na entrada do evento há, também, uma área para táxis e para o embarque e desembarque de passageiros que utilizam aplicativos de celular para transporte individual. Ainda segundo o Executivo, a Brigada Militar, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito estarão trabalhando em todos os dias do evento.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *