Feira do Livro de Gravataí inicia na próxima segunda-feira | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Feira do Livro de Gravataí inicia na próxima segunda-feira

Feira do Livro de Gravataí inicia na próxima segunda-feira
Projeção da Secretaria de Cultura é de que cerca de 30 mil pessoas circulem pelo evento durante os sete dias de programação. | Foto: PMG/Divulgação 

A Secretaria de Cultura de Gravataí confirmou que a 32ª edição da Feira do Livro do município ocorrerá entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. Com projeção de receber mais de 30 mil visitantes durante os dias de evento – público semelhante ao do ano passado -, a festa literária será realizada na Praça da Bíblia, no Centro da cidade. “A Feira é um dos eventos culturais mais importantes de Gravataí, pois é o momento de maior disseminação da literatura. Durante sete dias, a cidade respira cultura através das diversas manifestações artísticas que são realizadas aqui”, disse nesta segunda-feira a secretária de Cultura da Aldeia, Fernanda Fraga.

Neste ano, a patrona do evento será a cantora, compositora e cronista Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu. “Além da trajetória musical, a Fernanda possui uma ligação com a literatura infantil”, explicou a secretária. O homenageado será o professor da rede municipal Carlos Albani. Para o evento, estão previstos espetáculos teatrais, bate-papo com escritores, contação de histórias, saraus e outras ações literárias. A programação completa, contudo, deve ser divulgada pela prefeitura do município nesta terça-feira.

Já as 19 bancas de livros estarão abertas durante todos os dias do evento, entre 12h e 21h. Além das atividades na Praça da Bíblia, algumas oficinas serão realizadas na parte da manhã em locais como o Quiosque da Cultura e a Biblioteca Municipal – ambos no Centro da Cidade. Todas as atividades têm entrada gratuita. “Em tempos de meios digitais, que nos afastam da leitura, fomentar o acesso ao livro é fundamental. Esperamos que a Feira tenha esse papel”, finalizou Fernanda Fraga. A expectativa de arrecadação com as vendas não foi informada pela equipe da Secretaria.

Recursos

De acordo com informações do Ministério da Cultura, a organização da Feira do Livro de Gravataí, através da Lei Rouanet, conseguiu arrecadar R$ 55 mil para a realização do evento. Esse mecanismo de incentivo à cultura permite que pessoas jurídicas ou físicas deduzam até 4% ou 6%, respectivamente, de seu imposto de renda devido, destinando-os diretamente para projetos culturais. Ao todo, o Ministério da Cultura aprovou a captação de R$ 391 mil. Além do valor do governo federal, a prefeitura de Gravataí também realizou investimentos no evento.

Participação de escolas

O prazo para as escolas das redes pública e estadual agendarem visitas à 32ª Feira do Livro segue aberto até a próxima quinta-feira. As instituições podem enviar e-mail para smcel.literario@gravatai.rs.gov.br ou ligar para o número 36007870, agendando a participação nas atividades culturais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *