Fé na casa própria | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Fé na casa própria

Fé na casa própria
Prefeitura de Gravataí iniciou nesta segunda-feira o sorteio de mais de mil casas do loteamento Breno Garcia. | Foto: Rodrigo Cassol/ JG 

A prefeitura de Gravataí iniciou nesta segunda-feira o sorteio de 1.012 residências do loteamento Breno Garcia, localizado no bairro Passo da Caveira, na Parada 103. Na parte da manhã, o sorteio foi direcionado aos idosos e às pessoas com deficiência, além de integrantes de um grupo específico – definido conforme critérios do Ministério das Cidades. Já na parte da tarde, participaram do processo as demais pessoas inscritas no programa. O sorteio está sendo realizado em uma igreja localizada na Rua Soledade, no bairro Vera Cruz.

De acordo com a secretária de Habitação, Saneamento e Projetos Especiais, Luciane Ferreira, mais de 2,4 mil famílias estão inscritas no processo. “Outras 1.013 casas já estão destinadas a moradores das chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas áreas de risco foram escolhidas levando em consideração alguns critérios, como histórico de enchentes e alagamentos, por exemplo. O intuito é dar condições melhores de moradia a estas famílias”, explicou a secretária. No total, o Breno Garcia receberá 2.025 famílias.

Conforme a prefeitura, as inscrições ocorreram de setembro do ano passado a fevereiro deste ano. Ainda segundo o Executivo, o investimento da Caixa Econômica Federal (CEF) no projeto é de R$ 150 milhões. As casas, de 40,73 metros quadrados, possuem dois dormitórios, banheiro, cozinha, sala e área de serviço externa. A entrega das residências deve começar até o fim do ano, segundo cronograma definido pela CEF.

“Em Gravataí há muitas famílias vivendo em áreas impróprias, sem estrutura alguma e sem dignidade. Ao longo das últimas décadas, esse problema só aumentou. Preocupados com essa situação, estamos investindo, junto com o governo federal, em uma obra que vai beneficiar mais de 2 mil famílias”, disse o prefeito de Gravataí, Marco Alba, em pronunciamento.

Felicidade em dobro

WhatsApp Image 2018-07-09 at 19.02.44Além de ter sido sorteada durante a manhã, a gravataiense Alice Rangel dos Santos, de 69 anos, viu o nome de seu filho ser puxado da caixa onde constavam os demais nomes dos candidatos. “Estou muito feliz. Vamos poder sair do aluguel e ter a nossa casa própria”, comemorou a moradora do bairro Bom Sucesso.

Sorteio deve acabar antes do previsto

De acordo com a secretária de Habitação, o processo está sendo executado mais rápido do que o imaginado. “Já havíamos feito um cronograma, que previa o jogo do Brasil nesta terça-feira. Na data, iríamos parar as atividades às 14h. Como vamos ganhar esse tempo – e o sorteio desta segunda está correndo bem -, talvez a gente consiga fechar a lista de suplentes, que é a última etapa, nesta terça-feira”, contou Luciane.

Após os sorteios, os nomes dos contemplados serão informados pelos meios oficiais da prefeitura, além de publicação em redes sociais e em listas nos jornais locais.

Parcelas

Segundo Luciene Ferreira, os futuros moradores do loteamento pagarão prestações com o valor de aproximadamente 10% de suas respectivas rendas. “São critérios da legislação federal. Acredito que seja uma oportunidade única para essas pessoas, pois elas pagariam uma parcela bem maior em outras condições”, disse a secretária.

Orientação

Conhecidos os nomes dos sorteados, a próxima etapa será o exame do cadastro, que será feito pela Caixa para verificar se os contemplados se encaixam nos critérios exigidos. Após a definição, reuniões informativas serão feitas para a orientação das famílias.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *