Dia Internacional do Idoso marca início do mês de aniversário da cidade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Dia Internacional do Idoso marca início do mês de aniversário da cidade

Dia Internacional do Idoso marca início do mês de aniversário da cidade

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso e abrir o mês em que o município completa 139 anos de emancipação política e administrativa, comemorados em 23 de Outubro, a Prefeitura de Gravataí, por meio da secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, um evento com apresentações musicais e confraternização para a terceira idade. A ação ocorreu na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura, no Centro da cidade.

A assessora de Políticas Públicas para o Idoso, Maribel Wagner, ressaltou a importância do cuidado com o idoso, principalmente no seio familiar. “A cada dia o idoso recebe mais voz e mais vez. Com este evento queremos lembrar que Gravataí possui políticas públicas para este público e que tem uma assessoria especializada pronta para atendê-los.” Representando o legislativo municipal, o vereador Alan Vieira lembrou a sua relação com a sua avó e a importância que este tipo de vínculo tem para as pessoas. “Nós só temos que agradecer por tudo o que os idosos fizeram e ainda fazem em nosso benefício, usando a experiência para nos ensinar.”

O secretário Municipal da Governança e Comunicação Social Luiz Fernando Aquino destacou que “em 2031 a população brasileira será composta por cerca de 43 milhões de idosos”. “Se somos um país do futuro, precisaremos construir este novo tempo com a experiência dos mais velhos, que ainda são ativos, produtivos e que podem sim, contribuir com a sociedade.”

Já o prefeito Marco Alba destacou a importância de se ter a abertura das festividades do mês de aniversário da cidade no dia em que se reverencia a importância dos idosos em âmbito mundial. “Já diziam os povos asiáticos que um lar que não tem um idoso, não tem sabedoria. Aqui, estamos celebrando a vida e a sabedoria de todos aqueles que possuem mais de 60 anos no município. Tudo o que sou e o que faço para a minha família e para o município, aprendi com a minha mãe, Sueli, que morreu aos 80 anos. Precisamos sempre exaltar e lembrar daqueles que começaram a nossa história e aprendermos com eles, tendo orgulho do que conquistaram até aqui.”

A atividade, apoiada pelas secretarias municipais da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), da Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semurb),pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg) e pelo Conselho de Clubes de Mães, contou com apresentações artísticas, do Coral da Asapeg, do gaiteiro Pedro Nascimento e ainda participações dos Núcleos Esportivos da SMCEL e um piquenique para encerrar a tarde de comemorações. As ações foram gratuitas e abertas ao público.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *