Avenida Adolfo Inácio de Barcelos será revitalizada | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Avenida Adolfo Inácio de Barcelos será revitalizada

Avenida Adolfo Inácio de Barcelos será revitalizada
Investimento de aproximadamente 700 mil é uma contrapartida da empresa Cyrela à construção de um condomínio na região. Obra começou na manhã desta segunda. | Foto: Jornal de Gravataí

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, assinou o documento de execução da revitalização da Avenida Adolfo Inácio de Barcelos, uma das principais vias da Aldeia, localizada no Centro da cidade. As obras, que começaram na manhã desta segunda, servem de contrapartida à instalação do condomínio Cyrela Landscape Seminário, da construtora Cyrela, em um terreno de 66 hectares localizado ao lado da Avenida. O custo das obras é de aproximadamente R$ 700 mil e o prazo de término para a revitalização é de até 180 dias.

De acordo com o diretor de Engenharia da Cyrela, Gustavo Pedroso Navarro, as obras não resolverão somente os acessos ao empreendimento, mas também servirão para todos os motoristas que trafegarem pela região. “Vamos fazer todo o caminho de entrada para o condomínio, mas também vamos contemplar todo o entorno, valorizando ainda mais a região. Serão feitos ajustes de sinalização, alargamento de alguns trechos da via, recuo para os ônibus e calçamento, além de uma faixa para retorno, próximo ao ginásio Aldeião, e a construção de um sistema de drenagem”, explicou Navarro. Ainda segundo o diretor da Cyrela, o andamento das obras não afetará o trânsito no local.

O secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Alison Silva, falou que a revitalização da Avenida faz parte de um conjunto de ações que vai melhorar a mobilidade na região, resolvendo o ‘gargalho’ das pontes do Parque dos Anjos. “Junto com a duplicação das pontes do Parque, com a duplicação da Avenida Centenário e a rótula da Avenida Adolfo, essa revitalização vai melhorar muito o trânsito nessa parte importante da cidade. É um trabalho conjunto que vai trazer benefícios para toda a comunidade”, ressaltou o secretário. “São obras esperadas por todos os moradores”, finalizou Silva.

“Contrapartida é um direto do município”, diz prefeito

Durante o ato, Marco Alba enfatizou que as obras não serão feitas apenas pela ‘boa vontade’ da construtora. “Essa contrapartida oferecida pela Cyrela é um direito de Gravataí, e nós devemos cobrar. Apesar disso, muitos dos empreendimentos construídos aqui, no passado, não ofereceram nada para a população”, reclamou o chefe do Executivo, que fez, ainda, uma série de críticas aos últimos governos da Aldeia.

Entretanto, Marco Alba enfatizou o que chama de modelo de relação institucional que olha para o interesse público. “É uma obra estrutural, que vai estabilizar e harmonizar o fluxo da região. Além disso, esse conjunto de mudanças vai impactar positivamente no desenvolvimento do município”, disse Alba.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Airton Leal, afirmou que “sente orgulho de presenciar o início dessa revitalização” e que “o Legislativo continuará fiscalizando os atos do Executivo”.

O empreendimento

O condomínio fechado que a Cyrela vai construir está localizado em uma área de 66 hectares, sendo que 22 deles são área de preservação ambiental. De acordo com o diretor de Engenharia da construtora, serão construídos 639 lotes, que deverão ficar prontos até setembro de 2019.


Confira a situação das demais obras da região próxima ao ginásio Aldeião, segundo o Executivo:

Duplicação das pontes do Parque dos Anjos – O projeto será entregue ainda neste mês.

Duplicação da Avenida Centenário – Prometida para março deste ano, a duplicação da via ainda vai demorar cerca de três meses para ficar pronta. A prefeitura alega que está tentando causar o mínimo possível de transtorno aos motoristas, e isso é um dos motivos argumentados para o atraso.

Rótula da Avenida Adolfo – O projeto terá uma atenção ainda maior do Executivo após a conclusão do projeto das pontes do Parque.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *