Gravataí inicia comemorações do aniversário de 136 anos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí inicia comemorações do aniversário de 136 anos

Gravataí inicia comemorações do aniversário de 136 anos

Gravataí iniciou oficialmente as atividades comemorativas do aniversário de 136 anos de emancipação política da cidade nesta quarta-feira, 19, com uma palestra sobre a história do município proferida pelo servidor aposentado do Museu Agostinho Martha e historiador Getúlio Xavier Osório, ocorrida no salão paroquial da igreja matriz. O historiador compartilhou com todo os presentes o contexto histórico que levou à emancipação de Gravataí, estudado por ele há mais de 30 anos. “Antes mesmo de ingressar na Prefeitura já estudava a história da nossa cidade, por isso é uma honra muito grande estar aqui hoje apresentando o resultado dos meus estudos sobre Gravataí” disse o profissional, que trabalhou 28 anos na Prefeitura Municipal e atualmente dedica-se a realizar palestras.
Durante a sua explanação, Getúlio informou que o povoamento da Aldeia Nossa Senhora dos Anjos, comandado pelo capitão Pinto Bandeira, é baseado em um documento redigido em 8 de abril de 1763, mas que não significa que esta tenha sido a data exata de ocupação das terras.
“A história é contada a partir de pesquisas e documentos que estão distribuídos em vários arquivos pelo mundo todo. O que houve durante muito tempo foi a interpretação equivocada de um destes documentos, pois há registros de ocupação e batizados indígenas na área de Gravataí datados de 1760″, disse o historiador.
Nesta época, a cidade ainda era considerada “freguesia” de Porto Alegre, um dos quatro distritos existentes no Rio Grande do Sul, juntamente com Rio Pardo, Santo Antônio e Rio Grande, que se fundaram. “É assim que se constitui uma cidade: ou ela é fundada, ou ela é emancipada” explicou, acrescentando que nunca foi encontrado nenhum documento histórico relativo à fundação de Gravataí.
A emancipação política e administrativa do município ocorreu em 23 de outubro de 1880. No dia 11 de junho daquele ano, foi redigido o documento oficializando a criação de Gravataí, que, desmembrado de Porto Alegre. “Porém, naquela época prevalecia o regime político da Monarquia Parlamentar, em que o presidente da Câmara era quem governava. A nossa Câmara de Vereadores foi oficialmente constituída com a posse do presidente na época e do corpo legislativo, circunstância esta que oficializou também a emancipação política administrativa de Gravataí, em 23 de outubro de 1880″, finalizou o historiador, que foi agraciado com uma placa em sua homenagem pelos anos dedicados ao estudo da história da cidade. Atividades do aniversário de Gravataí. As atividades em comemoração ao aniversário de 136 anos da cidade continuam neste fim de semana. No domingo, 23, será celebrada uma missa às 16h em homenagem ao aniversário na Igreja Matriz. Continuando as festividades neste dia, às 18h, no Parcão da 79, a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí abre a festa com os animados enredos, posteriormente, às 19h, o grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos se apresenta mostrando o encanto gaúcho.
Para agitar a noite dos gravataienses, o Baile do Finna chega com o seu repertório eclético e eufórico. E, fechando as atividades, os músicos gravataienses do Grupo do Bola, que conquistaram o país no programa SuperStar, chegam para animar a todos. Em caso de chuva, a programação no Parcão acontece da mesma forma dia 30.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *