TV Digital | A três semanas do desligamento do sinal analógico, mais de 4 mil kits gratuitos ainda não foram retirados em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

TV Digital | A três semanas do desligamento do sinal analógico, mais de 4 mil kits gratuitos ainda não foram retirados em Gravataí

TV Digital | A três semanas do desligamento do sinal analógico, mais de 4 mil kits gratuitos ainda não foram retirados em Gravataí

Kit gratuito distribuído pela Seja Digital | Foto: TV Gazeta/ Reprodução

No próximo dia 31 de janeiro, o sinal da TV analógica será desligado nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha, além de outros 105 municípios gaúchos. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Até o momento, 15.447 kits gratuitos já foram distribuídos pela instituição Seja Digital em Gravataí – outros 4.770 kits ainda não foram retirados. Em Cachoeirinha, dos 7.864 kits disponíveis, 6.104 já foram retirados pelos moradores da cidade. Em toda a Região Metropolitana, 370 mil famílias já retiraram o kit gratuito. As informações foram fornecidas pela Seja Digital.

“As famílias que ainda não retiraram o kit gratuito, ou não sabem se têm direito, devem acessar o portal sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos, e agendar a retirada”, informou a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante. “No agendamento, as pessoas escolhem a data e o horário para retirar os equipamentos em um dos locais disponíveis na região”, finalizou.

Nesta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de 370 mil kits gratuitos distribuídos na região de Porto Alegre. O kit é composto por antena digital e conversor com controle remoto, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

TVs de tubo precisam de adaptação

Para saber se a TV possui conversor embutido, é possível conferir através do menu do aparelho, do manual ou através de contato com o fabricante. Se a televisão possuir o selo DTV, ela já está preparada para receber o sinal digital. As televisões de tubo necessitam, obrigatoriamente, de conversor e antena para captar o sinal digital. Quem possui TV por assinatura não precisa efetuar nenhuma mudança, pois as operadoras já entregam o canal digital.

Processo começou em 2015

Segundo a Seja Digital, o processo de migração do sinal da TV aberta teve início em abril de 2015. De acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1,3 mil municípios brasileiros terão o sinal analógico desligado até 2018.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a organização tem como objetivo, entre outras coisas, distribuir os kits de TV digital às famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

Confira os demais municípios gaúchos que terão o sinal analógico desligado no próximo dia 31:

Alto Feliz, Alvorada, Araricá, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Barão, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Butiá, Campestre da Serra, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Capitão, Capivari do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Colinas, Cotiporã, Cruzeiro do Sul, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fazenda Vilanova, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, General Câmara, Glorinha, Gramado, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Imbé, Imigrante, Ipê, Ivoti, Lajeado, Linha Nova, Lindolfo Collor, Maratá, Mato Leitão, Minas do Leão, Monte Belo do Sul, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmares do Sul, Pareci Novo, Parobé, Paverama, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Porto Alegre, Pouso Novo, Rolante, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Marcos, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Valentim do Sul, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sentinela do Sul, Tabaí, Tapes, Taquara, Taquari, Teutônia, Tramandaí, Três Coroas, Triunfo, Tupandi, Vale Real, Veranópolis, Viamão, Westfalia e Xangri-lá.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *