Taxistas de Cachoeirinha lançam aplicativo de mobilidade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Taxistas de Cachoeirinha lançam aplicativo de mobilidade

Taxistas de Cachoeirinha lançam aplicativo de mobilidade

Todos os veículos cadastrados no app possuem um adesivo de identificação. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Disponível desde junho, ferramenta permite acompanhamento do trajeto em tempo real e estimativa de preço antes da corrida.

Tentando enfrentar a concorrência de aplicativos de transporte individual como Uber, 99 e Cabify, alguns taxistas de Cachoeirinha investiram na criação do app Táxi Cachoeirinha Oficial, destinado às corridas feitas no município. Desde o dia 1° de junho, os moradores da cidade podem fazer o download da ferramenta e acompanhar as corridas em tempo real, além de ter a identificação do motorista e saber o valor estimado do serviço antes de confirmá-lo.

De acordo com o presidente da Associação dos Taxistas de Cachoeirinha, Gilson Almeida Costa, o aplicativo traz mais segurança aos usuários. “O app funciona como um rastreador, sendo possível acompanhar o veículo antes e durante a corrida. Além disso, para uma maior segurança, todos os carros cadastrados na ferramenta são adesivados e possuem o prefixo na parte superior e na lateral”, explicou.

Para Gilson, a categoria vem enfrentando uma diminuição de receita muito grande em função da chegada dos aplicativos de mobilidade. “Nossas corridas atualmente são mínimas. É claro que o consumidor sempre vai procurar o serviço mais barato. Porém, em algumas vezes essa economia pode custar caro”, disse o presidente da Associação.

Atualmente, 81 táxis atuam nos 14 pontos existentes no município. Destes, 26 já estão cadastrados na ferramenta de mobilidade – o que representa mais de 30% da frota. Nestes primeiros meses de funcionamento, os usuários que utilizarem o app poderão obter um desconto de 30% nas corridas. “A gente não consegue igualar o preço dos outros aplicativos, mas a diferença diminuiu”, ressaltou Costa.

Para trabalhar pelo aplicativo, o taxista da cidade precisa preencher alguns requisitos, como estar cadastrado na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e apresentar atestado de saúde, de bons antecedentes e curso de taxista, entre outras comprovações. De acordo com dados da Associação, mais de 400 downloads já foram realizados entre os dois sistemas operacionais que oferecem a ferramenta. Em um desses sistemas, o Táxi Cachoeirinha está avaliado pelos usuários com uma nota de 3,5 (escala de 1 a 5).

A usuária Sally Albuquerque avaliou sua experiência com o novo app como positiva. “Consigo visualizar os valores das corridas antes de confirmar e, também, tenho a opção de fazer o pagamento por cartão de crédito”, escreveu. Já o passageiro Guilherme Cunha relatou que, durante uma corrida solicitada na semana passada, não conseguiu ver o preço do serviço.

Para o taxista Luciano dos Santos, que atua há mais de 20 anos na cidade, o app traz mais comodidade aos passageiros. “Ele veio para facilitar. Agora, as pessoas podem acompanhar o trajeto em tempo real. Além disso, o preço baixou e, por vezes, fica mais em conta do que a tarifa dinâmica de alguns aplicativos”, contou ele, que transporta passageiros via app cerca de 3 ou 4 vezes por dia. Como ponto negativo, Luciano falou que “está faltando propaganda” para a ferramenta.

Como baixar

Para fazer o download do aplicativo, os usuários que possuem o sistema operacional Android no celular devem acessar a Play Store, procurar por Táxi Cachoeirinha Oficial e fazer a instalação. Ao abrir o app, o passageiro deverá fazer um cadastro e, então, estará apto a utilizar o serviço. Para os usuários do Iphone, um aplicativo provisório sob o nome de Táxi Cidade está disponível na loja virtual.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *