Páscoa | Produção de ovos artesanais é alternativa para economizar | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Páscoa | Produção de ovos artesanais é alternativa para economizar

Páscoa | Produção de ovos artesanais é alternativa para economizar
A dona de casa Daiane Soares levou a filha para escolher um ovo de páscoa nesta terça. | Fotos: Rodrigo Cassol 

Para economista, preço do produto tradicional é mais caro por conter fatores além dos ingredientes

Após o término do Carnaval, já é possível perceber em alguns supermercados da região os preparativos para o feriado de Páscoa, que neste ano será comemorado no dia 21 de abril. Entretanto, uma tendência que está crescendo nos últimos tempos, sobretudo através das redes sociais, é a fabricação de ovos artesanais. Gerente de um supermercado de Gravataí, Jauri Brum da Silva disse nesta terça-feira que percebe um aumento nesta prática nos últimos anos. “As pessoas comentam nos grupos de WhatsApp sobre fazer o próprio ovo. Isso, sem dúvida, traz reflexos nas vendas dos supermercados de uma forma geral”, disse o gerente. No local, o preço mais alto para um ovo de chocolate encontrado pela reportagem foi de R$ 89,99 (370g).

WhatsApp Image 2019-03-12 at 18.29.23

Alguns supermercados da região já estão preparados para a Páscoa.

O aposentado Rosaldo Magnus, de 64 anos, disse optar pela fabricação de ovos artesanais há bastante tempo. “Eu acho os ovos de páscoa vendidos nos supermercados muito caros, ainda mais se analisarmos que o salário mínimo teve um aumento muito pequeno. Por isso, compro o chocolate, o derreto e faço os ovos em casa”, explicou o morador do bairro Santa Cruz. Para ele, as pessoas que possuem filhos e netos têm mais dificuldade de lidar com essa situação. E esse é justamente o caso da cabeleireira Fernanda Pedrolo, de 40 anos, que presenteia sua filha na Páscoa. “Ela sempre pede um ovo de chocolate que venha com um brinquedo, e eu sempre acabo comprando”, contou.

Apesar disso, os supermercados estão investindo na data. De acordo com o gerente ouvido pela reportagem, a expectativa é de que as vendas de chocolates aumentem em 10% na comparação com a Páscoa de 2018. “Estamos esperando um grande movimento. Por isso, reforçamos o nosso estoque de chocolate”, finalizou Silva.

Economia

Para o economista e professor da PUC-RS Gustavo de Moraes, a produção de ovos artesanais é uma ótima alternativa de economia. “O preço do ovo tradicional é condicionado a três fatores: a grife, os ingredientes e a embalagem, que é, muitas vezes, a criação de uma fantasia para as crianças. Fazendo o ovo em casa, as pessoas podem escolher as características que desejarem para o produto”, explicou.

De acordo com o gerente de uma loja de embalagens localizada na Avenida dos Estados, em Gravataí, é possível confeccionar quatro ovos gastando cerca de R$ 40. “Além do chocolate, as pessoas têm procurado a loja para comprar a forma para colocar o produto, o alumínio para revestir o ovo e o saco para embalar a produção final”, informou Aledson Luís Araújo.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *