Número de homicídios tem redução de 56% no primeiro semestre em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Número de homicídios tem redução de 56% no primeiro semestre em Gravataí

Número de homicídios tem redução de 56% no primeiro semestre em Gravataí

Dados, divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública, também mostram queda em índices criminais de Cachoeirinha. | Rodrigo Ziebell/ SSP

O número de homicídios registrados no primeiro semestre de 2018, em Gravataí, teve redução de 56,47% quando comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 37 crimes deste tipo ocorreram na cidade, contra impressionantes 85 mortes contabilizadas no primeiro semestre de 2017. Os dados, divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, estão disponíveis no site ssp.rs.gov.br.

Para o titular da Delegacia de Homicídios de Gravataí, Felipe Borba, a diminuição nos indicadores de homicídios tem relação com a grande violência registrada em 2017. “Como o ano passado foi atípico, seria natural que houvesse uma queda no número de homicídios neste ano. Mas vale destacar que o reforço de policiais, recebido no ano passado, foi importante para que a gente conseguisse encaminhar diversos inquéritos com pedidos de prisões, sobretudo de bandidos que eram chefes em suas facções”, explicou Borba.

Outro indicador que apresentou redução na Aldeia foi em relação ao número de furtos. Nos seis primeiros meses deste ano, 1.035 casos foram registrados, contra 1.329 no primeiro semestre do ano passado. Os números representam uma diminuição de 22,12% na comparação com os dois períodos. Em relação ao número de latrocínios – que é o roubo seguido de morte -, os mesmos três casos do primeiro semestre do ano passado foram registrados em 2018.

Ainda de acordo com Borba, o trabalho conjunto contra a criminalidade é extremamente necessário para a obtenção de bons resultados. “A segurança pública é um todo. Certamente algumas ações pontuais da Brigada Militar e das demais delegacias do município contribuíram para os bons índices alcançados”, destacou o delegado.

Homicídios diminuem em Cachoeirinha

Entre janeiro e junho deste ano, 13 homicídios foram registrados em Cachoeirinha. No mesmo período de 2017, 30 crimes deste tipo foram contabilizados na cidade. A redução chega aos 56,66% na comparação dos dois períodos.

Em relação ao número de furtos, 629 ocorrências foram registradas na cidade entre janeiro e junho deste ano – uma diminuição de 16,57% em relação aos 754 casos ocorridos nos primeiros seis meses de 2017. Quanto aos latrocínios, a cidade registrou um caso em cada semestre avaliado.

Latrocínios e homicídios em queda no RS

De acordo com os dados divulgados pela SSP, os índices de latrocínio de todo o Estado tiveram uma redução de 35,6% no primeiro semestre deste ano, quando comparados com o mesmo período de 2017. Ainda conforme o órgão, os homicídios apresentaram uma diminuição de 25,7% no Rio Grande do Sul no mesmo período.


Homicídios em Gravataí – 1° semestre

2018

Janeiro – 7

Fevereiro – 6

Março – 11

Abril – 3

Maio – 6

Junho – 4

TOTAL: 37


2
017

Janeiro – 8

Fevereiro – 16

Março – 12

Abril – 15

Maio – 15

Junho – 19

TOTAL: 85




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *