Mobilidade | Alívio para as Moradas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Mobilidade | Alívio para as Moradas

Mobilidade | Alívio para as Moradas
Rótula da Avenida Alexandrino de Alencar será revitalizada. | Fotos: Rodrigo Cassol 

Duplicação de 1,4 quilômetro da ERS-020, iniciada em março, pretende melhorar o trânsito para quem se desloca a Cachoeirinha. 

A prefeitura de Gravataí está duplicando um trecho de 1,4 quilômetro da ERS-020, que vai da Parada 61 à rótula da Morada do Vale I, na altura da Avenida Alexandrino de Alencar. A ação só está sendo possível porque, em novembro de 2017, a Câmara de Vereadores da Aldeia aprovou a Lei 3917/2017, de autoria da própria prefeitura, que transferiu a responsabilidade de parte da rodovia, outrora do Estado, para o município – em processo chamado de municipalização.

WhatsApp Image 2019-04-23 at 17.52.20

Funcionários trabalhavam na duplicação da rodovia na tarde desta terça-feira.

Na duplicação, estão previstas a construção de duas novas pistas, com canteiro central e nova sinalização. Além disso, será feita uma rótula na altura da Avenida Andaraí, com a finalidade de facilitar o fluxo de veículos na entrada e na saída da Morada do Vale III. Já a rótula da Alexandrino deverá passar por uma reforma, devido ao alto número de veículos que a utilizam nos horários de pico, além de um elevado número de acidentes. Iniciada no dia 8 de março, a duplicação tem o prazo de 90 dias para ser entregue. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) estima que o custo total da obra seja de R$ 1,8 milhão.

Para o titular da Semurb, Alison Silva, a obra tem o intuito de facilitar o deslocamento da região. “Atualmente, temos um trânsito bem complicado no local. A nossa ideia é melhorar o acesso da região das Moradas para quem transita em direção a Cachoeirinha. Nossa percepção é de que, apesar de ser um local com características urbanas, a infraestrutura ainda é a de uma estrada. Por isso, queremos transformar a ERS-020 em uma via rápida”, explicou Alison nesta terça-feira. Segundo ele, 25 mil veículos passam pelo local todos os dias.

De acordo com o supervisor-geral de obras e logística da empresa responsável por executar a obra, Suélio Gonçalves, atualmente estão sendo feitos trabalhos na parte estrutural do lado direito da nova via, no sentido 61/Moradas. “Estamos fazendo escavação das laterais para, logo após, poder pavimentar toda a extensão neste sentido. Da Parada 61 à Alexandrino, a escavação está com 90% do serviço feito. Ainda falta a conclusão do meio fio, para, então, começarmos a pavimentação”, explicou o supervisor, que disse que o asfaltamento no sentido às Moradas deve ocorrer em cerca de 20 dias.

“Quando os trabalhos passarem para o outro lado, no sentido Moradas/61, a ideia é jogar o trânsito todo para o sentido oposto. Desta forma, vamos poder finalizar todo o lado e, ainda, fazer o canteiro central”, resumiu Gonçalves. Quando prontas, as pistas deverão ter cerca de oito metros de largura.

O açougueiro Ricardo Ribeiro, de 58 anos, aprova a duplicação do trecho. “É uma obra necessária, pois se trata de um local muito movimentado. Especialmente na altura da Parada 61. Eu ando de bicicleta por ali e acho o local perigoso para transitar”, contou.

Municipalização refletida nas pontes do Parque

Além do 1,4 quilômetro da ERS-020, a prefeitura também municipalizou, através da Lei 3917/2017, o trecho da ERS-030 compreendido entre as pontes do Parque dos Anjos e a empresa Pirelli. Com isso, foi possível iniciar a duplicação das pontes, aguardada há anos pela população, e a duplicação da Avenida Centenário. Segundo a prefeitura, as obras devem ficar prontas ainda neste ano, com o valor total chegando a R$ 4,8 milhão. Segundo uma fonte que não quis se identificar, nos próximos dias a prefeitura de Gravataí deve anunciar novidades em relação ao restante do trecho municipalizado da ERS-030. Entre as especulações, está o anúncio da duplicação do local.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *