Mais de 40 escolas da região já confirmaram presença na etapa municipal do JERGS | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Mais de 40 escolas da região já confirmaram presença na etapa municipal do JERGS

Mais de 40 escolas da região já confirmaram presença na etapa municipal do JERGS

Período de inscrições para as instituições de ensino se encerra nesta quarta-feira. Em Gravataí, cerca de 2 mil alunos participarão dos jogos. | Foto: Rodrigo Rodrigues/ Reprodução

Até à tarde desta terça-feira, pelo menos 41 escolas municipais e estaduais dos municípios de Gravataí e Cachoeirinha já haviam confirmado presença na etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) 2018. Na Aldeia, participarão 12 instituições de ensino municipais e 15 estaduais. Já em Cachoerinha, até o momento, quatro escolas municipais e 10 estaduais confirmaram presença na disputa. Porém, conforme o diretor de Esporte da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Cachoeirinha, a tendência é de que o número aumente. “As inscrições se encerram apenas na quarta-feira. Por isso, projetamos que mais escolas se inscrevam para a disputa da competição”, disse Carlos Fanfa.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí, Fernanda Fraga, a retomada da realização dos Jogos com o auxilio da prefeitura é fundamental. “Há três anos que não tínhamos o incentivo do Executivo para a realização dos jogos. As próprias escolas estavam se organizando sozinhas. O retorno desse apoio é fundamental, e isso se reflete no número de escolas inscritas na competição, que foi uma surpresa para nós”, disse Fernanda. A secretária de Esporte informou que aproximadamente 2 mil alunos do município participarão dos Jogos.

“A contribuição que o esporte tem na formação de nossas crianças e adolescentes é muito grande. Os jogos representam a continuidade do trabalho que os professores de educação física realizam nas escolas. Estamos muito felizes, pois o investimento na base é muito importante”, finalizou Fernanda.

A etapa Municipal dos Jogos será disputada nos meses de maio e junho e terá sete modalidades: Voleibol, Handebol, Basquetebol, Futsal, Tênis de Mesa, Atletismo e Xadrez. As disputas acontecerão em duas categorias, nos gêneros masculino e feminino. Na próxima quinta-feira, Gravataí fará seu congresso técnico da competição, quando será realizado o sorteio das escolas para a formação das chaves e a divulgação do calendário dos jogos.

Próximas etapas

Após a primeira fase, disputada nos respectivos municípios, serão realizadas as seguintes etapas: Coordenadoria, Regional, Final Estadual, Pré-Seletiva e Seletiva Final. Para a realização da competição, o Estado foi dividido em sete regiões. Os municípios do Vale do Gravataí, que integram a 28ª Coordenadoria Regional de Educação, estão na região 1, junto com as Coordenadorias de Porto Alegre, São Leopoldo, Osório, Guaíba e Canoas.

Os Jogos

De acordo com o regulamento da competição, os Jogos “têm por finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado, buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional”. O regulamento diz, ainda, que “a execução dos JERGS se justifica por proporcionar aos alunos da rede pública escolar a prática do esporte educacional e, com esta prática, qualificar a sua cidadania, com vista à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *