Imposto que transforma | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Imposto que transforma

Imposto que transforma

Associação Casa da Criança Patinho Feio já foi contemplada com destinação de recursos. | Fotos: Rodrigo Cassol

Campanha da ALRS pede que contribuintes destinem até 3% de recursos devidos à Receita para entidades assistenciais.

A campanha Valores que Ficam, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), está incentivando que os contribuintes que declaram o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) pelo modelo completo destinem até 3% do valor do imposto devido (quantia que o cidadão tem de pagar conforme o seu rendimento anual) para o Fundo da Criança e do Adolescente de suas respectivas regiões. De acordo com a organização da campanha, esses recursos são enviados diretamente aos Fundos dos municípios – que repassam os valores às entidades sociais cadastradas nas respectivas cidades e que tiverem projetos assistenciais aprovados pelas prefeituras. O prazo para envio dos dados à Receita Federal vai até o dia 30 de abril.

“Sempre procuramos fazer o processo da maneira mais transparente possível, analisando os pedidos das instituições, visitando os locais e tentando entender os motivos que levaram essas associações a solicitarem as verbas”, disse nesta terça-feira a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravataí (CMDCA), Patricia Gautério Dias. Segundo ela, o município tem um grande potencial para participar da ação. “Com certeza a cidade poderá utilizar a verba para destinar às nossas crianças e adolescentes”, projetou.

Para maiores informações, o número do CMDCA é o (51) 3600.7020. Em Cachoeirinha, o órgão responsável pelo assunto é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que atende pelo telefone (51) 3439.3008.

Associação Patinho Feio já foi contemplada

WhatsApp Image 2019-04-02 at 18.40.44

Atualmente, a instituição atende 115 alunos, com idades entre dois e cinco anos.

De acordo com a presidente do CMDCA de Gravataí, o município possui atualmente cerca de 20 entidades aptas a solicitarem financiamento de projetos através dos recursos oriundos do Imposto de Renda. Entre essas entidades, está a Associação Casa da Criança Patinho Feio, localizada no bairro São Jerônimo. Em 2016, a entidade participou de um edital de captação de recursos com quatro pequenos projetos.

“Como todos eles foram contemplados, recebemos uma verba total de aproximadamente R$ 15 mil, que foi utilizada para a compra de purificadores de água, tapetes pedagógicos e camas empilháveis, além da aquisição de 280 metros de lajotas”, disse a diretora-presidente da instituição, Elsa Marques Schuch.

Atualmente, a Associação atende 115 alunos, com idades entre dois e cinco anos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e conta com quatro refeições diárias. A Casa da Criança Patinho Feio recebe recursos da prefeitura, que são destinados à folha de pagamento, e de apoiadores, para as outras despesas.

Como fazer a destinação dos recursos *

– Entre no site da Receita Federal e baixe o programa para declaração do Imposto de Renda

- Faça sua declaração de renda no modelo completo por deduções legais

- Veja o valor do seu imposto devido

- Selecione a opção Doações Diretamente na Declaração – ECA

- Clique em Novo

- Escolha o município para sua destinação. Caso seu município não esteja cadastrado, escolha outro na sua região ou Fundo Estadual

- Escolha o valor a ser destinado (até 3% do seu imposto devido). O próprio sistema calcula o valor que pode ser destinado

- Gere o DARF e faça o pagamento até 30 de abril

* Fonte: Campanha Valores que Ficam

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *