É nesta quarta | Sinal analógico de TV será desligado na região | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

É nesta quarta | Sinal analógico de TV será desligado na região

É nesta quarta | Sinal analógico de TV será desligado na região

Kit gratuito distribuído pela Seja Digital | Foto: TV Gazeta/ Reprodução

Nesta quarta-feira, o sinal da TV analógica será desligado em Gravataí, Cachoeirinha e em outras 105 cidades do Rio Grande do Sul. Após a data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Segundo a assessoria de imprensa da Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, até a tarde desta segunda-feira, cerca de 3 mil pessoas ainda não retiraram o kit gratuito da TV digital em Gravataí. Em Cachoeirinha, outras mil pessoas ainda não fizeram uso do benefício. O kit é composto por antena digital, controle remoto e conversor, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

De acordo com a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, as famílias que ainda não retiraram o kit gratuito devem acessar o portal sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147. Com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos, a pessoa interessada deverá agendar a retirada. “No agendamento, as pessoas escolhem a data e o horário para retirar os equipamentos em um dos locais disponíveis na região”, finalizou.

Caravana passou por Gravataí

No domingo, no bairro Morada do Vale I, Gravataí recebeu a Caravana da TV Digital. Durante cerca de sete horas, moradores puderam ter acesso a informações sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Na oportunidade, também foram feitos agendamentos de retirada de kits gratuitos para famílias de baixa renda.

Processo começou em 2015

Segundo a Seja Digital, o processo de migração do sinal da TV aberta teve início em abril de 2015. De acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1,3 mil municípios brasileiros terão o sinal analógico desligado até dezembro de 2018.

Descubra se sua TV é digital e saiba como se preparar para a mudança

Segundo o site da Seja digital, os aparelhos mais recentes possivelmente possuem conversor embutido. Procure pelo selo DTV: se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital, e só faltará você conferir a antena. Você também pode conferir essa informação através do menu de sua TV, através do manual do aparelho ou direto com o fabricante. As televisões mais antigas, chamadas de “TVs de tubo”, não possuem o sinal digital.

tv_digital

Fonte: Seja Digital

Sim, minha TV é digital: Então basta conferir se sua antena recebe o sinal digital e quais canais digitais já estão disponíveis na sua cidade.

Não, minha TV não é digital: Se a sua TV tiver entrada de sinal digital, será preciso apenas um conversor. Se optar por uma nova TV, certifique-se com o vendedor de que a sua nova televisão tem o conversor digital embutido.

Instalação

Todas as informações necessárias para a instalação da TV digital estão disponíveis no site sejadigital.com.br/instalacoes.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *