Cultura para alegrar o verão | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Cultura para alegrar o verão

Cultura para alegrar o verão

Museu Municipal de Gravataí está aberto para visitação de segunda a sexta-feira. | Foto: Rodrigo Cassol

Programação de eventos da região inclui shows, espetáculos e oficinas

Os moradores da região que buscam cultura nas cidades de Gravataí e de Cachoeirinha têm diversas opções para curtir neste verão. Somente no Sesc de Gravataí, a programação traz espetáculos de teatro, shows (de humor e de música) e oficinas de canto. Entre os destaques, está o espetáculo Bailei na Curva, que tem entrada gratuita. A peça, que ocorre no próximo dia 2, mostra a trajetória de sete crianças durante a época do golpe militar no Brasil, ocorrido em 1964. Durante o espetáculo, os personagens enfrentam as consequências que o regime causa em suas vidas – que estão na época de transição da infância para a vida adulta. Os ingressos para a peça serão distribuídos no dia do evento, na bilheteria do teatro, a partir das 18h.

sesc_divulgacao

Teatro do Sesc receberá diversas atrações neste verão. | Foto: Sesc/Divulgação

Além do Bailei na Curva, outro evento em destaque no Sesc da Aldeia é o show do cantor e compositor Humberto Gessinger, que será realizado no dia 23 de fevereiro. Na oportunidade, o artista subirá ao palco com a turnê ‘Ao Vivo Pra Caramba’, que apresenta canções dos álbuns “Desde Aquela Noite” e “A Revolta de Dândis” – este último que completou 30 anos em 2017. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na loja Multisom da Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre, ou através do site ingressorapido.com.br. O Sesc de Gravataí está localizado na Rua Anápio Gomes, número 241, no Centro.

Para a gerente da instituição, Rita Fagundes, o acesso à cultura ajuda a desenvolver a sociedade de diversas formas. “Ela contribui com o pensamento crítico, com novas visões de mundo e bem-estar para as pessoas. Além disso, desenvolve toda a cadeia produtiva e econômica da região, pois envolve muitos profissionais e empresas para a concretização de uma programação cultural abrangente, descentralizada e que contemple a diversidade das manifestações artísticas” disse Rita.

Já no Sesc de Cachoeirinha, a opção do momento é voltada para as crianças, através do projeto Brincando nas Férias. Entre os dias 21 de janeiro e 15 de fevereiro, a instituição vai oferecer atividades recreativas “que incentivem o desenvolvimento de hábitos saudáveis e estimulem a integração social”. Na programação, estão oficinas (sustentável e de culinária), jogos, sessão de cinema em sala, banho de mangueira e passeio nas piscinas. As inscrições devem ser feitas através do Serviço de Atendimento ao Cliente do Sesc de Cachoeirinha, que fica na Avenida João Pessoa, número 27, no bairro Vila Eunice Velha. Os valores semanais variam entre R$ 40 e R$ 58.

Os espaços culturais da região

prefa_divulgacao

Biblioteca Pública de Cachoeirinha possui um acervo de 30 mil itens. | Foto: PMC/Divulgação

Em Gravataí, a prefeitura mantém três espaços culturais no município. Para quem aprecia a leitura, a dica é a Biblioteca Pública Monteiro Lobato, que conta com um acervo de mais de 22 mil livros, além de uma Gibiteca e de um telecentro. O local fica na Rua Coronel Fonseca, número 936, no Centro da cidade.

Já para quem se interessa pela história do município, o Museu Municipal Agostinho Martha possui um acervo que conta a história social e política da Aldeia. Além da visitação no Museu, grupos interessados podem agendar uma visita pelos principais pontos históricos e culturais da cidade, através do número (51) 3600.7890. O Museu fica na Rua Nossa Senhora dos Anjos, número 541, no Centro. Já para aqueles que gostam de arte, o Quiosque da Cultura recebe exposições ao longo do ano. O local fica na Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Bekcer. Todos os espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Para a secretária de Cultura de Gravataí, Fernanda Fraga, as manifestações culturais ajudam a construir a identidade da população. “É por isso que é de extrema importância que as pessoas visitem esses locais e valorizem ainda mais a nossa cidade”, disse Fernanda. Em Cachoeirinha, um dos destaques é a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Segundo a prefeitura, o acervo do local conta, atualmente, com cerca de 30 mil itens. A Biblioteca fica na Rua Deolindo Manoel Selao, número 71, no bairro Parque da Matriz. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *