Ano novo, vaga nova | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Ano novo, vaga nova

Ano novo, vaga nova

A gravataiense Viviane dos Santos iniciou a busca por uma vaga nesta quarta-feira. | Foto: Rodrigo Cassol/JG

Agências de emprego da região estão com oportunidades de trabalho em aberto

Com a chegada de um novo ano, muita gente tende a recomeçar a busca por um emprego ou, até mesmo, procurar uma melhor colocação no mercado de trabalho. Nesta quarta-feira, uma agência de emprego localizada no Centro de Gravataí estava com 84 vagas de trabalho disponíveis. As maiores oportunidades eram para as áreas de logística, produção e vendas. A gravataiense Viviane Silva dos Santos, de 33 anos, começou a busca por um novo emprego na tarde desta quarta. “Trabalhei como preparadora por dez anos na empresa Jackwal. Agora, como o seguro-desemprego está acabando, estou recomeçando a busca por um novo emprego”, contou Viviane, que disse que o ano novo é uma motivação a mais para conseguir uma ocupação.

primer_divulgacao

Diretora-geral da Primer RH afirmou que a falta de qualificação impede o encaminhamento de muitos candidatos. | Foto: Divulgação

Diariamente, cerca de 60 pessoas são entrevistadas no local. Já através do site da agência, o número de acessos diários chega a 1,5 mil. Para a diretora-geral da Primer RH, Daiane Rodrigues, dois fatores impedem um melhor preenchimento das vagas: a qualificação e a estabilidade. “Muitas vezes, temos vagas mais técnicas, que requerem não apenas uma boa escolaridade do candidato, mas também alguns cursos em que a pessoa possa se especializar. Em relação à estabilidade, temos recebido pessoas que ficam poucos meses em seu emprego, e isso é um fator de desvantagem para o candidato”, contou Daiane.

Todos os meses, aproximadamente 200 vagas de trabalho são oferecidas na agência, que possui cerca de 20 mil pessoas cadastradas em seu sistema. “Ainda assim, existem vagas que não conseguimos preencher. Isso mostra um pouco da dificuldade que temos”, explicou a diretora-geral. De acordo com ela, a Primer RH possui 1,4 mil empresas parceiras, de toda a Região Metropolitana, que solicitam o encaminhamento de trabalhadores.

O gravataiense Marco Chaves, de 48 anos, não perde a esperança de ser contratado novamente. “Minha última experiência foi como controlador de acessos, em um estacionamento. Estou procurando um novo emprego há um ano, mas a situação está difícil”, lamentou Chaves, ao entregar um currículo na agência.

Na Primer RH, as remunerações variam entre um salário mínimo (atualmente em R$ 998) e R$ 4,5 mil. A agência está localizada na Rua Anápio Gomes, número 1471, na sala 203. O local funciona de segunda a quinta, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.

Agências SINE

WhatsApp-Image-2018-11-07-at-17.29.30

Unidade de Gravataí está localizada na Rua Benjamin Constant, no bairro Passo das Pedras. | Foto: Arquivo/JG

Além das agências de emprego, outra forma de conseguir uma vaga de trabalho é através das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Na manhã desta quarta, as unidades de Gravataí e Cachoeirinha, juntas, estavam com 58 vagas disponíveis – entre oportunidades de ampla concorrência e para pessoas com deficiência. Apenas em Gravataí, 25 vagas estavam em aberto no SINE. As ocupações com o maior número de vagas eram para as funções de vigilante e instalador de isolantes térmicos, com cinco vagas cada, e eletromecânico de manutenção de portas automáticas e vendedor pracista, ambas com duas vagas.

Em Cachoeirinha, o número de postos de trabalho disponíveis no SINE chegou a 33. As vagas com mais oportunidades eram para os cargos de técnico de enfermagem (10), fiel de depósito (6) e alimentador de linha de produção (5). Para o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da prefeitura de Cachoeirinha, Matheus Rosa, a procura por uma vaga de trabalho tem aumentado nesta época do ano. “A busca por emprego tem sido grande após o ano novo. Além do movimento normal, algumas vagas que chegam através de convênios têm feito com que o movimento aumente em quase 50%”, disse Rosa.

Na Aldeia, a agência SINE está localizada na Rua Benjamin Constant, número 100, no bairro Passo das Pedras. Em Cachoeirinha, a unidade fica na Avenida Flores da Cunha, número 2209, na Parada 54. Ambos os locais funcionam das 8h às 17h.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *